GILSON THIAGO's profile

Fotógrafo Oliviero Toscani

 TRABALHO EM SLIDES (PREZI): https://prezi.com/jlaf30a_vore/oliviero-toscani-publicidade-de-choque/
FOTOS TÉCNICAS: GILSON THIAGO
 
OLIVIERO TOSCANI
 
Biografia
Oliviero Toscani é um fotógrafo italiano ateu nascido em Milão no ano de 1942, que inventou campanhas publicitárias polêmicas para a marca italiana Benetton durante os anos 90. Conhecido internacionalmente como a publicidade por trás das marcas mais famosas do mundo, incluindo jornais, imagens corporativas e campanhas publicitárias. Como um fotógrafo de moda já trabalhou para Elle , Vogue , GQ , Harpers Bazaar , Esquire e Stern. De 1990 a 2000, foi responsável pela publicidade da Benetton, também criou a Playlife ramo de esporte da Benetton. Toscani fundou juntamente com o designer gráfico Tibor Kalman, a revista Colors, o slogan era "uma revista sobre o resto do mundo". Ajudou a fundar também a FABRICA em 1993, um centro internacional para as artes e a busca da comunicação moderna, onde produziu projetos editoriais, livros, programas de televisão e exposições.
Estilos e preferencias
Toscani destacou em suas fotografias os retratos das novas modas e os novos comportamentos o que lhe valeu contratos e colaborou com as melhores revistas de modas do mundo como: Elle, Vogue, Harpers Bazaar, Fiorucci, Chanel, Valentino e Pré-natal.
O fotógrafo foi muito criticado por seus métodos de publicidade de choque e foi processado muitas vezes. As polêmicas campanhas da Benetton feitas por Toscani, usavam imagens que abordavam questões sociais como o preconceito, anorexia e AIDS. Autor da campanha contra anorexia, em 2007 Toscani convidou a atriz francesa Isabelle Caro que sofria da doença. Com 27 anos media 1,64m de altura e pesava apenas 31 quilos, ela abraçou a causa e pousou completamente nua expondo seu corpo raquítico para campanha em apoio a iniciativa contra anorexia. A atriz morreu em 17 de novembro de 2010.
Três fotos analisadas de Oliviero Toscani:
·         Farda com sangue
Um anúncio que chamou muita atenção. Oliviero Toscani produziu este anúncio em 1993 e lançou o anúncio em 1994. Ela mostra o uniforme de um soldado Bósnio. Neste anúncio, além da roupa, continha os dizeres do pai de Marinko: “Eu, Gojko Grago, pai de Marinko Grago, desejo que o nome de meu filho morto, e tudo o que resta dele sejam utilizados em favor da paz contra a guerra”. A imagem tinha fundo branco, a blusa vermelha suja de sangue e com o furo da bala à direita, a calça camuflada militar à esquerda; foi intitulada como o “Soldado Conhecido”. A semelhança da foto com a imagem da Crucificação pode ser notada, principalmente pela posição da camiseta – braços abertos – e do buraco da bala se aproximar da chaga de Cristo. 
 
 
·         Jesus Jeans
 
A campanha feita em 1973 para a marca Jesus Jeans em parceria com Emanuele Pirella, foi uma das primeiras imagens de Oliviero Toscani a ser “censurada” por escandalizar um nome religioso, pois além da marca ter o nome Jesus a campanha utiliza de uma foto ousada onde a modelo está apena com um short jeans bem curto, mostrando parte dos glúteos e um cinto com o nome da marca e na legenda está escrito “aquele que me ama me segue”, palavras dita por Jesus Cristo, fazendo uma comparação de uma frase bíblica com uma foto sensual e provocante.
 
·         Três corações
 
A última imagem é uma campanha da Benetton, na foto são três corações humanos cada um deles com uma escrita, “WHITE, BLACK, YELOW”, essas cores representam a cor da pele da população mundial sendo pessoas de pele clara, negros e orientais. A foto é um crítica ao preconceito racial, mostrando que por dentro todos somos iguais independentemente da cor da pele.
 
Fotógrafo Oliviero Toscani
Published:

Fotógrafo Oliviero Toscani

Trabalho de fotografia do curso de Publicidade e propaganda - Slide sobre o Fotógrafo italiano Oliviero Toscani e sua publicidade de choque.

Published:

Creative Fields