Daniel Goaboy's profile

Cachaça da Quinta + Festival Frutos do Mar

Introdução
 
Cachaça é o nome dado à aguardente de cana, obtida com a destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, bastante usada como coquetel na “caipirinha”. É uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil e tem associação às classes mais baixas (escravos, pobres e miseráveis). Durante o século XVIII, fabricava-se muita cachaça em fundo de quintal, pois era mais fácil que trazer vinhos de Portugal, tornando-se aos poucos uma bebida alcoólica tipicamente brasileira e um excelente exemplo de produto “terroir”. 
 
Terroir é uma palavra de origem francesa, sendo o termo que mais se aproxima de uma definição na língua portuguesa é “produto local”. Produtos locais são relacionados com o território e a comunidade que os produz como, por exemplo, recursos da biodiversidade, técnicas de produção tradicionais e costumes, agregando origem, diferenciação e originalidade. Fatores como qualidade do solo, umidade, regime de chuva, incidência de raios solares e até mesmo técnicas regionais de produção, como o tipo de fermento usado, influenciam o resultado sensorial do produto. 
 
No Brasil, encontramos diversas culturas locais que influenciam os sabores de cada região na produção da cachaça “terroir”. Podemos citar como exemplo disso o uso de nutrientes naturais durante a fermentação (fubá de milho, farelo de arroz, soja e mandioca), o envelhecimento e armazenamento em madeiras, o uso de alambiques de diferentes tamanhos e formatos e o teor alcoólico da cachaça, que tende a ser uma constante em certas regiões. Estas regiões valorizam cada vez mais estas culturas locais agregando valor e mantendo-as como representantes de uma cultura regional.
 
Dessa forma, nosso produto terroir, escolhido para a divulgação ao público carioca, é produzido no Município do Carmo (ver figura 1), Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, localizado em um vale próximo ao Rio Paraíba do Sul. Carmo tem um clima muito propício para a produção de cachaça, desde a plantação da cana-de-açúcar até o seu armazenamento e envelhecimento em barril. Dentre as produtoras regionais de cachaça, encontra-se a Fazenda da Quinta, produzindo a Cachaça da Quinta com os mais rigorosos padrões de qualidade. Além do alambique, o ambiente ameno da serra é um dos seus segredos.
 
Mesmo a cachaça sendo uma bebida conhecida e comumente consumida, ainda há uma desvalorização e rejeição dos consumidores. Através do evento Festival de Frutos de Mar, resolvemos apresentar ao público carioca a Cachaça da Quinta, uma cachaça diferenciada no mercado, a fim de convencê-los a degustar a cachaça, aumentar sua preferência relativa à bebida e ampliar o conhecimento dos produtos da Fazenda da Quinta.
Peças Gráficas
Mobiliario urbano - Backlight
Folder
Entregue em todos os restaurantes participantes
Cartaz
Flyer
Entregue junto com o prato para o cliente conhecer mais sobre a cachaça.
Mobiliario urbano - Outdoor
Mobiliario urbano - Backlight
Site Responsivo
Vinheta de Apresentação do projeto
Projeto: Divulgação de um produto nacional territorial, para o publico Carioca.

Projeto desenvolvido por Daniel Netto & Nicole Andrade.
Projeto de conclusão de ciclo - 7º ciclo
Instituto Infnet
Cachaça da Quinta + Festival Frutos do Mar
Published:

Cachaça da Quinta + Festival Frutos do Mar

Projeto Divulgação de um produto territorial nacional para Cariocas.

Published: