Andre Mateus's profile

Excerto do meu conto "Reunião de Família"

Excerto do meu conto "Reunião de Família", publicado pela editora Livros de Ontem na colectânea de contos "Desassossego da Liberdade"



O pesadelo começa sempre da mesma maneira: uma versão jovem de mim mesmo, suando em partes desiguais de calor e nervosismo, segura desajeitadamente a G-3 enquanto observa o Capitão a caminhar ao encontro do inimigo, armado apenas com palavras, promessas de um mundo melhor. As palavras são sedutoras mas aqueles soldados têm as suas ordens e, assim que o oficial termina o seu discurso, erguem as metralhadoras para crivar de balas o pobre diabo!

Acordo com um ataque de tosse e as mãos manchadas de sangue. Não o sangue do Capitão, esse já secou há décadas, mas sim o da maldita tuberculose! Afasto os lençóis e levanto-me para ir à casa de banho. Detenho-me ao ouvir o telefone a tocar, na mesa-de-cabeceira. Esfrego as mãos no pijama e, com um andar pesado, encaminho-me de volta à cama, ignorando as dores ao longo das costas quando me sento, o estalar dos ossos quando estico o braço para o aparelho e o zumbido nos ouvidos quando encosto o auscultador à cabeça.

- Inspector Loureiro. – revelo ao outro lado da linha.

- Alfredo, apanhámo-la!

Não me lembro de desligar a chamada e pousar o telefone. Não me lembro de vestir uma camisa e um par de calças. Não me lembro de pôr a gabardina pelas costas e o chapéu na cabeça ou de colocar as chaves na porta. Só me recordo de olhar, pela janela do Datsun, para os cartazes rasgados mostrando a mesma face que as fotografias em cima da mesa-de-cabeceira e para os grafitis mal apagados com o nome que surge ao lado do meu na certidão de casamento. Sintonizo o rádio, numa fútil tentativa de me distrair.

“- Os mais recentes relatórios da frente confirmam que os nossos bravos soldados continuam a vencer a luta e a ajudar a comunidade nas províncias de Angola e Moçambique, bem como… Um momento, por favor… Chegou à estação uma notícia de última hora!

A infame terrorista Celeste Horta, líder do partido político clandestino Movimento Portugal Livre e responsável por centenas de atentados bombistas, foi capturada ontem numa operação secreta da polícia política, quando planeava mais um ataque ao estado. O Presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Salvador, anunciou já um comunicado extraordinário para esta manhã.

No desporto, o Benfica voltou a ganhar…”

Desligo o aparelho e encosto o carro à berma da estrada. Preciso de um momento para pensar, para respirar. Tiro as mãos do volante, esfrego os olhos e coço a testa. Fito o velho cansado reflectido no espelho retrovisor.

Quantos anos passaram?

Porquê agora?

Mas o que raio é que te passou pela cabeça, Celeste?!
Excerto do meu conto "Reunião de Família"
Published:

Owner

Excerto do meu conto "Reunião de Família"

Conto "Reunião de Família", a ser publicado pela editora Livros de Ontem na colectânea de contos "Desassossego da Liberdade".

Published:

Creative Fields