Biatriz Barbosa's profile

Iberê Camargo Século XXI

Catálogo, peças complementares e produtos desenvolvidos na Danowski Design na ocasião da exposição comemorativa dos 100 anos de nascimento do artista Iberê Camargo. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2014. Curadoria Agnaldo Farias, Icleia Cattani e Jacques Leenhardt. 
Iberê Camargo Século XXI por Leonel Kaz
27/11/2014

À Sula e suas pupilas

O livro finda com as imagens fotográficas de Iberê e de sua mulher, Maria. São retratos de distintas épocas. É como se o pintor estivesse ali, de fato, após ter folheado a si mesmo, à sua trajetória e vida contorcida, em cada uma das 328 páginas (que prenunciam o papel fosco da versão para o inglês). 

Oito páginas antes, à 320, Maria e Iberê estão imersos dentro de No vento e na terra II, tela imensa com um homem caído; à frente da pintura, o artista está de mãos crispadas, paletó dobrado sobre o braço esquerdo, torso levemente inclinado, mas ereto. Assim Iberê atravessou a vida: de cabeça erguida. 

Da mesma forma, o livro coloca de pé o artista com tal dignidade e respeito à sua obra, que parece que o folheamos, nós — tanto o livro quanto o artista — imersos em nuvem. Há uma aragem, um respiro, um branco que a tudo envolve, em todas as quatro margens do papel, permitindo a Iberê a plenitude de seus pulmões, seus brados e gestos, sua revolta e seu poder de explosão dentro daquele espaço circundante. Cada página dupla cria um universo próprio e não há nenhuma em que o artista e sua obra — ou o contraponto à sua obra — não estejam resplandecendo.

Com um cuidado (ou um fervor gráfico quase religioso) o branco do papel se torna, portanto, o território do artista. A ele e sua invenção contemplamos, como se estivéssemos diante de 164 janelas (ou páginas duplas) abertas em par. Dentro delas, paredes gráfico-fotográficas sustentam as pinturas, como se estivéssemos nós, agora, não mais folheando, mas literalmente palmeando, conduzindo os olhos de nosso corpo pela exposição.

Rara vez um livro de tamanho volume foi bordado com tanta fé. Trata-se de um compêndio notável sobre a obra de nosso artista mais fulgurante. Ao mesmo tempo, trata-se de uma referência para a arte gráfica brasileira. Não há excessos. Mas a contida reverência de colocar, em primeiro plano, o leitor — tarefa das mais comezinhas a que, talvez, tenhamos perdido o costume: o livro borda e costura o artista dentro de nós. 

Fundação Iberê Camargo, 2014
Edição bilíngue em português e inglês
Acabamento brochura | impressão 4 cores
Formato 30 x 25 cm
416 páginas | 321 imagens
ISBN 978-85-8968-047-9

Projeto gráfico, tratamento de imagem, edição e pesquisa de imagem para cronologia:
Danowski Design | Sula Danowski, Carol Müller Machado e Biatriz Barbosa
Iberê Camargo Século XXI
Published:

Iberê Camargo Século XXI

Catálogo, peças complementares e produtos desenvolvidos na Danowski Design na ocasião da exposição comemorativa dos 100 anos de nascimento do art Read More

Published:

Creative Fields