“Em cima da vila” é um projeto interdisciplinar que documenta a cultura e sons de uma das mais antigas e emblemáticas ruas do centro histórico do Porto: a Rua Cimo de Vila. Fruto de muitas transformações, a Cimo de Vila é atualmente uma das mais cosmopolitas e multiculturais ruas da cidade Invicta, um exemplo ímpar de convívio de uma multiplicidade usos e costumes.

É justamente a riqueza desta realidade – passada e presente – que se procura captar neste projeto, utilizando o trabalho de campo efetuado em conjunto com a comunidade local como modus operandi de todo o processo: registos de comerciantes, residentes e ambientes que representam a rua são usados para criar um percurso visual e sonoro que os visitantes podem ouvir para conhecer e compreender a história desta rua, dos inúmeros vínculos à história da própria cidade e ainda da(s) comunidade(s) que aí vive(m) e trabalha(m). Pretende-se ainda que, a partir desses sons e imagens, cada um possa criar a sua própria representação da rua.

Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro os visitantes poderão, nos espaços devidamente assinalados, recolher o equipamento cedido e percorrer a Rua Cimo de Vila (Porto), explorando as suas diversas "paisagens sonoras" passadas e contemporâneas.

Este projecto decorre no âmbito do programa Manobras no Porto (http://manobrasnoporto.pt/).

A equipa é constituída por: João Lopes Cardoso (Fotógrafo -www.joaolopescardoso.com), Marta Borges (Designer/Web Designer, Coordenação e Gestão de Projeto –www.indigo.com.pt), Pedro Pestana (Músico e sound designer -www.reverbnation.com/trengosoundsystem) que asseguram todas as componentes de recolha e tratamento de imagem, áudio, web e multimédia e Pedro Quintela (Sociólogo) que se irá centrar essencialmente nas componentes de levantamento e tratamento de informação de cariz histórico-social, bem como na realização e tratamento de entrevistas/histórias de vida.
EM CIMA DA VILA
6
200
3
Published:

EM CIMA DA VILA

http://www.emcimadavila.com
6
200
3
Published: