Este trabalho começou como projecto final para a cadeira de Ante-Projecto inserido na licenciatura de Design Gráfico no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, lecionado pelo professor Jorge Pereira. O Objectivo era entrar em contacto com o mercado de trabalho e tentar ao máximo realizar um exercício o mais adequado possível à realidade. O meu trabalho foi sobre a F.Caixeiro, uma empresa de Leiria e propus-me a fazer um rebranding da marca bem como tudo o que estive envolvido nesse contexto. Como extra teria ainda a festa dos 20 anos da empresa e uma feira em Barcelona onde eles iam estar presentes.
Breve Introdução
Introduction

A F.Caixeiro é uma empresa situada na Barosa, nos arredores de Leiria e conta já com 20 anos de existência. É uma empresa situada na indústria da metalomecânica e é especializada por desenvolver maquina adequadas às necessidades dos clientes na área do papel e do plástico. Produz máquinas como “microperfuradoras” que fazem os furos nos filmes (plásticos) que por exemplo tapam as caixas dos morangos que se vendem no supermercado. 
Logo original
Visita ás instalações
visit to the factory
Brainstorming (início)
Campanha de comunicação da nova identidade
Comunication campaign for the new identity
Criei a campanha para dar a conhecer as premissas da nova identidade, foi posteriormente usada em alguns suportes relativos a festa dos 20 anos. A campanha mostra que o novo logótipo segue 5 principios: representa o Sr. Fernando Caixeiro, dono da empresa, utiliza a cor corporativa ( pantone 293C) já instituida pela empresa anteriormente, é uma empresa que mostra vontade de crescer e inovar, mas que acima de tudo tem um cariz bastante familiar e uma relação pessoal bastante proxima com todos os colaboradores, mas claro, sem nunca perder a vertente idustrial no qual se insere, daí a font stencil.
Logo Final
Logo Reveal
Logo secundário alusivo aos 20 anos
Secondary logo for the 20th aniversary
Estacionário base
Stationary
Suporte para cartões
Card support
A forma do suporte é o elemento que emvolve o logótipo, extrudido tridimensionalmente.
Sinalética WC
WC directions
Fachada dia / noite
facade day / night
Video corporativo
Corporative video
Placa comemorativa dos 20 anos
20th aniversary piece
Festa dos 20 anos
20th aniversary meeting
Alguns detalhes da festa comemorativa dos 20 anos. Foi criado um conceito de organização de mesas onde cada uma teria um nome de uma peça fabricada na fábrica que estava exposto a entrada para os convidados saberem onde se sentar. Chegando a mesa encontrariam um mini expositor que indicava o nome da mesa e ainda o menu que teve que seguir as normas do estabelecimento. Por mim o bolo personalizado que também brilhou na festa.
Brinde 20 anos
Souvenir
Brinde oferecido a todos os presentes na festa. Peça em acrilico preto e transparente.
Stand Equiplast Barcelona
Simulação do Stand da F.Caixeiro para a feira "Equiplast" em Barcelona que se realizou em 2014.
E no final do trabalho, fico grato por ter conseguido para além do trabalho, criar novos amigos e aprendido grandes lições tanto de vida como profissionais.
E claro que preciso de agradecer ao Sr. Fernando, Dª Idalina e Catarina Caixieiro por tudo, pela disponibilidade e confiança no meu trabalho, pelo apoio e pela amizade que ficou criada. A toda a equipa da F.Caixeiro, ao João Silvestre pelo trabalho e orientação em Leiria e pela motivação que me deu, e a todos os que ajudaram a que este projecto, que embora académico ganhou outras dimensões. Bem haja.
F. Caixeiro
Published:

F. Caixeiro

Academic work made for "Ante Projecto", as final project. Hope you like it.

Published:

Creative Fields