Kaebisch


Há mais de 8 anos no mercado, a Kaebisch oferece ao seu público chocolates finos e artesanais em um ambiente aconchegante inspirado nos cafés europeus. Apesar do nome alemão, da família da chef chocolatière Anna Kaebisch, e da matéria prima belga, a marca nasceu em Brasília e hoje já possui franquias em Florianópolis e Orlando (EUA). Junto com o crescimento dos negócios veio a necessidade de trabalhar a comunicação da empresa de forma mais consistente. Em meados de 2013 iniciamos um trabalho de longo prazo com o objetivo de atualizar e padronizar a sua identidade visual. Até o final de 2014 fomos responsáveis pelo design de diversas peças de comunicação da marca, desde a renovação da linha de embalagens até os materiais de divulgação online e offline das datas comemorativas do varejo.


Personalidade da marca

O projeto se iniciou com a construção da personalidade da marca, identificando seus pilares e definindo sua essência. (Fotografias de Adolfo Burnett).
 
 
 
Assinatura gráfica

A partir daí estabelecemos as novas diretrizes de identidade visual aproveitando alguns dos elementos já reconhecidos pelo seu público. A assinatura gráfica sofreu pequenos ajustes. A inicial ganhou status de símbolo e foi redesenhada para se adequar às formas das demais letras. O descritor Schokoladen passou a ser escrito em português para valorizar a origem da marca.
Paleta de cores
 
A paleta de cores se baseia em três tons principais. Dois deles vêm das tonalidades de chocolate branco e chocolate ao leite. O terceiro, dourado, possui bom contraste com estas cores e confere um toque de sofisticação às composições visuais.
 
 
 
Tipografia

Também foram definidas três famílias tipográficas de características complementares para serem utilizadas em conjunto, simulando letterings manuais em referência aos quadros-cardápio típicos dos tradicionais cafés europeus.
 
 
 
Padronagens

A partir de módulos inspirados nas barras de chocolate, bombons e trufas Kaebisch, podemos compor diferentes texturas visuais para a marca.
 
 
 
Livro da marca
 
Adaptando-se ao universo gráfico da Kaebisch, o livro da marca possui capa dura com acabamento em serigrafia sobre tecido e encadernação com parafusos.
 
 
 
Embalagens
 
Durante o período do projeto renovamos toda a linha de embalagens de barras de 100g. Com foco na diferenciação clara e imediata dos sabores, definimos um código cromático baseado em tonalidades naturais do cacau. O novo modelo também explora o interior das caixas para passar mensagens relacionadas ao chocolate, trazendo um toque de cuidado e carinho à experiência de degustar um verdadeiro Kaebisch.
 
Também desenvolvemos as embalagens especiais para duas trufas e barras de 50g para comercialização em parceria com o restaurante brasiliense Torteria di Lorenza.
 
 
 
Imagens para divulgação online
 
A presença da Kaebisch nas redes sociais busca um tom muito mais inspiracional do que varejista. Textos e imagens são trabalhados em harmonia, buscando enfatizar os três pilares da personalidade da marca.
 
(Fotografias por Adolfo Burnett).
 
 
 
Ambientação
 
As lojas Kaebisch também passaram por mudanças para se adequarem à personalidade da marca e seu universo gráfico. Estão entre as intervenções realizadas a introdução do quadro de avisos com letterings manuais anunciando as novidades de cada mês, renovação do cardápio, composições temáticas em adesivo para as vitrines e as plaquinhas de identificação dos produtos.