Hospital do Ursinho de Brasília
 
 
No final de 2013, fomos novamente procurados pelo pessoal da Liga Acadêmica de Hematologia da UnB (LAHem). Desta vez para cuidar da identidade visual de uma iniciativa muito especial: o Hospital do Ursinho de Brasília. Os hospitais do ursinho buscam fazer com que as crianças percam o medo de ir ao médico ao mesmo tempo em que são uma ótima oportunidade para que estudantes de medicina trabalhem com o público infantil. A ideia já está bastante difundida é realizada em várias cidades pelo Brasil e pelo mundo. 

O processo consiste em uma divertida brincadeira em que os pequenos, de três a seis anos, simulam o atendimento e o tratamento dos seus bichinhos de pelúcia com problemas de saúde imaginários. As instalações contam com máquinas e equipamentos reais e de brinquedo que são utilizadas conforme o diagnóstico proposto a cada bichinho.
 
 
Identidade visual
 
Para elaborar o universo gráfico da marca, recorremos a elementos de linguagem essencialmente infantis. A identidade visual está presente nos materiais de divulgação, receituário e prontuário, pranchas de raio-x e ressonância magnética e na própria sinalização do hospital.
 
 
 
Valente
 
Para se aproximar ainda mais das crianças, as edições brasilienses do Hospital do Ursinho também contam com um mascote. Valente é um ursinho muito brincalhão e foi concebido e ilustrado por nós em diferentes poses para ajudar na divulgação do projeto.
 
 
 
Livreto da marca
 
A personalidade da marca e o sistema de identidade visual estão documentados em um livro da marca especial, em proporções pequenas como as crianças que passam pelo hospital a cada semestre!
 
 
 
Primeira edição
 
Sob a coordenação da LAHem e com o apoio da UnB, patrocinadores e apoiadores, a versão brasiliense é itinerante e percorre escolas públicas e particulares de todo o DF. Sua primeira edição foi realizada em 31 de outubro de 2014 no Centro de Ensino Fundamental nº 2 de Itapoã. (Fotografias de Luciana Trindade)