IMPÉRIO
Castelo Branco, Portugal (2000-2005)
Contexto.
Enquadrado pela recente operação de requalificação do centro da cidade promovidapelo programa Polis, o edifício Império ocupa uma parcela de terreno contíguoao antigo Cine-Teatro, estendendo-se desde a Rua do Saibreiro até ao Quintal deS. Marcos, um pequeno largo que articula traseiras, quintais e uma área de estacionamentoimprovisada no interior de um quarteirão expectante.

Estratégia.
A proposta deverá encontrar a sua vocação na articulação das suaspróprias imposições programáticas com as descontinuidades do contexto urbano emque se insere, através da consolidação da frente construída da Rua do Saibreiroe do estabelecimento da continuidade entre esta e a cota inferior do Quintal deS. Marcos, promovendo a reintegração desta área sobrante na cidade redesenhada.

Proposta.
Propõe-se um conjunto constituído por um bloco de habitação e uma ruacomercial que atravessará o quarteirão existente, articulando as diferentescotas através de duas rampas, cujo movimento desenhará,simultaneamente, a massa construída que integra o programa funcional previsto,bem como o vazio que pretende que seja uma extensão do espaço público da cidade.


Projecto: Edifício Império, Castelo Branco (Encomenda Privada);
Localização: Rua do Saibreiro, Castelo Branco
Promotor: Construções Albinova
Data de Projecto: 2000/2001
Data de Construção:2003/2005
Área de Construção: 2.000m2
Orçamento: Não divulgado
Equipa de Projecto: Nuno Jacinto, Paulo André Horta Rodrigues, Raquel Ochoa, Pedro Furtado, Ricardo Camacho, Marisa Baptista e João Vale de Gato (Arquitectura); Nuno Antunes (Pré-visualização 3D); Manuel Barata (estabilidade); EPA (Instalações técnicas)

IMPERIO
Published:

IMPERIO

Castelo Branco, Portugal (2000/2005) Private commission - Built Programme/Programa: Housing (10 apartments), commercial galleries (43 shops) and Read More

Published: