Jorge Palma's profile

Palácio da Justiça de St. Cruz da Graciosa

Architecture
Palácio da Justiça
St. Cruz da Graciosa - Açores
Edifíciotérreo de concepção alongada tal como o terreno onde se insere, procuraadoçar-se à forma do gaveto, originando um objecto em “cunha”, suavizado pelaforma convexa do seu volume a Sul.

Toda asua implantação dá-se à cota predominante no terreno existente,procurou-se desta forma, minimizar os esforços na movimentação de terras,resolvendo nos seus acessos e arranjos exteriores a ligação às viasenvolventes.

Fundamentado na consolidação da especificidade do programa, assim como na melhor orientação das áreas e suaimplantação no terreno, o edifício divide-se genericamente em duas funções comentradas independentes.

ANascente, no final da Av. M. de Albuquerque, de onde se fará a aproximaçãohabitual ao edifício, será a entrada do Tribunal, prolongando o seu átrio parao exterior numa plataforma elevada em pedra. 

Nosentido oposto, a Poente, através de um atravessamento pedonal de ambiente cuidado,que ligará o Caminho do Rebentão à Rua do Jardim, dar-se-á o acesso aosServiços de Registo e Notariado.

O Átrio do Tribunal, distribui para todo o conjunto, quer para a Sala de Audiências ao centro, SecretariasJudicial e do Ministério Público respectivamente à esquerda e à direita,quer para as circulações de serviço, Salados Advogados, Instituto de Reinserção Social e Inst. Sanitárias do público.

Oacesso à Sala de Espólios e Leilões,tal como o acesso para as Celas dosdetidos far-se-á a Norte pela Rua do Jardim. Este acesso poderá aindaservir como entrada de serviço.

Todasas circulações dão-se em torno da Sala de Audiências abrangendo por um lado, ocorpo dos Magistrados e Biblioteca com a fruição de um pátio interior econfluindo por outro, no Átrio de entrada, centro de distribuição para todos osgrupos.

A zonacoberta do Pátio interior manteve-se, não só como opção estética, semdesvirtuar o edifício na sua concepção original, pois pretende-se de factocriar um pequeno claustro jardinado, (não um saguão urbano), com fruiçãoatravés do corredor dos magistrados, mas também porque, esta zona pavimentada ecoberta é essencial em termos funcionais para apoio e manutenção do jardim.

Ailuminação natural das zonas de circulação far-se-á assim pela ligação directadestes ao exterior através de vãos envidraçados.

Os Serviços de Registo e Notariado com oseu acesso a Poente, desenvolvem-se no prolongamento e remate do edifíciovirando a sua secretaria para um pequeno pátio interior, comum à biblioteca dosmagistrados.

Da zonade público será possível distribuir tanto para a Sala de Casamentos / Leitura de actos como ter acesso à Zona de Feitura de actos, Gabinete do Conservador / Notário, zona de expediente e respectivas Ins. Sanitárias.  

ASala de Casamentos / Leitura de Actos poderá abrir-se directamente para oexterior e surge no prolongamento do Gabinetedo Conservador Notário.
Palácio da Justiça de St. Cruz da Graciosa
Published:

Palácio da Justiça de St. Cruz da Graciosa

Architectural competition for the design of the Palace of Justice building in Sta Cruz da Graciosa - Azores. 1st prize Building design elongated Read More

Published: