Marinah Raposo's profile

Projeto de Reforma do Teatro Gláucio Gill

Projeto de Reforma do Teatro Gláucio Gill :
projeto de interiores - FAU.UFRJ
orientador professor Luiz Felipe Cunha
por Marinah Raposo, Yuri Robert e Jan Marc 
 
     O teatro municipal em Copacabana, Rua Barata Ribeiro, 204- RJ, nos recebeu para uma visita, conhecermos o local, conversamos com o coordenador e técnicos, foi feito o levantamento dos cômodos, metragem  e problemas para o desenvolvimento das propostas de reforma.
     O projeto foi desenvolvido com a intenção de mexer o mínimo possível na estrutura original.  O teatro tem o interior totalmente flexível, sendo, também, usado pra exposições e vernissage. A maquina se conforma pelas diversas possibilidades de composição de interior. As arquibancadas, que foram projetada como prateleiras retrateis, possibilitam diversas conformações. O foyer foi pensado como área de extensão de palco e platéia, além de receber os cenários, guardados no sub-solo, e servir como rota de fuga de incêndio. Quando a parede divisória sobe o espaço expande para a rua e, junto a abertura na  fachada, permite que o pedestre veja o que acontece por dentro, ou o teatro reverte para a rua e a platéia fica publica.  Todo o piso é removível e, a partir do sistema de estruturas tubulares de encaixe, pode ter partes mais altas e baixas, criando possibilidades de palcos.  
Possibilidades de palco e arquibancadas 
Detalhes de fachada
Projeto de Reforma do Teatro Gláucio Gill
Published:

Projeto de Reforma do Teatro Gláucio Gill

Lidar com uma arquitetura pré-existente e projetar sob uma estrutura já construída dificulta a liberdade criativa. Foi um desafio e o mais próxim Read More

Published:

Creative Fields