O Buddha Gastrô é um restaurante conceito, com novos sabores, novas cores, novo cardápio e um espaço perfeito que segue a tendência do gastrobar. A reformulação do espaço vem acompanhada pela reformulação do conceito da casa. Se apresenta como a melhor alternativa para quem quer um lugar que alia sofisticação e diversão. Com um novo conceito de estabelecimento inédito na capital mineira (Belo Horizonte): um gastrobar de comida asiática

Além de um espaço totalmente novo, construído a partir de uma nova identidade visual, houve a inclusão de um novo menu de comidas, bebidas e de drinks exclusivos da casa. Tudo preparado nos moldes dessa nova proposta que é tendência mundial: gastronomia refinada, ingredientes de alta qualidade aliados à descontração de um espaço bar, um ambiente especialmente personalizado para pessoas que procuram um serviço diferenciado de buffet e muita diversão. 

O novo Buddha Gastrô é separado em três ambientes distintos: área externa para quem deseja um espaço tranquilo, descompromissado que se assemelha a uma varanda gourmet, o restaurante, totalmente ambientado no conceito thailandês, onde as pessoas poderão desfrutar de pratos novos e deliciosos (além do tradicional cardápio japonês do antigo Sushi Thai) e o espaço do bar, mais intimista, descolado e propício para a diversão em alto nível.

 
Imagens Conceito
Paleta de Cor

 
Analisei as imagens de referência com o objetivo de retirar elementos, situações, características da região do sul da Ásia. Procurei, também, relacionar a paleta com a realidade do projeto, que consiste em um estabelecimento que terá movimento, principalmente durante tarde/noite. 
 
Além disso, tive a preocupação de escolher cores que possibilitassem uma experiência sinestésica por parte dos clientes, uma vez o projeto é um espaço gastronômico.
Primeira Sugestão de Marca
 
Para a elaboração do símbolo gráfico foram levados em conta elementos gráficos da arte e artesanato sul asiáticos que, conceitualmente, constroem a imagem de um elefante: figura central da marca. Foram levados em conta elementos gráficos da arte e artesanato sul asiáticos que, conceitualmente, constroem a imagem de um elefante: figura central da marca. 
 
Na Ásia, o elefante é a montaria dos reis e simboliza o poder de reger, sendo a paz e a prosperidade efeitos desse poder estabelecido. Na Índia e no Tibet os elefantes são venerados e considerados os animais “suporte do mundo” uma vez que para eles, o universo repousa no lombo de um elefante. Além disso, na religião budista, o elefante é um símbolo da encarnação de Buda pois foi de um elefante que a rainha Maya concebeu Buda.
 
*Identidade não aprovada
Segunda Sugestão de Marca
 
A partir das considerações feitas pelo cliente, modifiquei a abordagem estética da marca para algo mais literal e figurativo, tendo como imagem central a figura de Buddha. 
 
Para a construção do símbolo gráfico, utilizei traços simplificados representando a divindade de forma icônica deixando de lado pequenos detalhes que não contribuem para o bom funcionamento da marca. 
 
A imagem do Buddha, tão presente na cultura oriental e ocidental, representa tradição e transmite o ideal de formalidade à marca. As linhas curvas e suaves utilizadas na construção da imagem aliadas ao preenchimento de algumas partes do desenho transmitem o ideal de força e conforto. A ideia de paz é reforçada pela posição de meditação escolhida para a representação da imagem do deus. 
 
Para fazer ligação ao tipo do negócio, utilizamos da imagem iconograficamente representada de um prato tailandês.
Marca
Assinatura
Papelaria
Menu
Hashi
Página no Facebook
Ambientação
Buddha Gastrô
Published:

Buddha Gastrô

Projeto de Identidade Visual e Ambientação para o restaurante Buddha Gastrô, feito para a empresa de Fábrika Comunicação Integrada com direção de Read More

Published: