Brunna Carvalho's profile

Produção e Composição de Alimentos

Produção e Composição de Alimentos
 
 
 
Os professores:
 
           Nessa matéria temos dois professores, um homem e uma mulher, que as vezes dão as aulas juntos e as vezes separados, no entanto, ambos os docentes não geram muito interesse da minha parte.
           Enquanto um é muito prolixo o outro praticamente não faz diferença na nossa vida acadêmica. A aula de composição deveria ser uma das mais legais do currículo, e de fato há vários assuntos abordados na matéria que são muito interessantes, só que a forma como o professor aplica torna tudo muito desinteressante.
 
Os monitores:
 
            Nessa matéria temos apenas uma monitora, que sempre foi muito simpática com a sala, no entanto, não existe muita iniciativa de interação por parte dela para com a sala.
            A realidade é que nem sempre ela tem todas as informações que a sala precisa, por isso não a procuramos com frequência.
As aulas:
            Os assuntos abordados em sala são sempre muito interessantes, no entanto, como já foi falado, a didática aplicada deixa um pouco a desejar.
            Quando o professor aplica a aula, ele foca em muitas coisas que acredito não serem essenciais para o curso de nutrição, como formulas químicas, estrutura de moléculas, entre outros. Enquanto isso, partes importantes da matéria acabam ficando em segundo plano.
            Já quando a professora aplica a matéria, as coisas ficam bastante monótonas, eu pelo menos tenho dificuldade para absorver o que é passado nas aulas que ela ministra.
As provas:
            As provas dessa matéria são surpreendentemente coerentes, cobrando as matérias de principal importância para o curso e deixando de lado as “notas de rodapé” que as vezes são tão focadas em aula.
 
Os trabalhos de sala:
 
            Antes de toda aula o professor disponibiliza uma lista referente a matéria que será passada naquele dia para que possamos acompanhar melhor o conteúdo, todos os assuntos abordados nessa lista eram abordados em sala.
           No início, quando ainda não conhecia direito a sala, o professor era mais rígido com entrega dessas listas e até mesmo fazia perguntas para alunos aleatórios durante as aulas para saber se havia realmente estudado as listas, depois que conheceu melhor a sala,o professor passou a atuar com mais flexibilidade em relação aos prazos estipulados para a entrega das listas.
 
Seminários:
 
            Os seminários foram elaborados de forma bem diferente do habitual, o tema foi escolhido por nós com a orientação do professor, no entanto, os alunos que não que quisessem ou não conseguissem elaborar um tema, receberiam sugestões dos docentes para escolhê-lo.
 
Considerações finais:
 
            Produção e composição de alimentos é, sem duvida, uma das matérias mais importantes para o curso de nutrição, gostei bastante dos assuntos abordados na matéria, no entanto, há um foco demasiado em matérias periféricas e isso acaba gerando desinteresse por parte da sala, contudo, é justamente nisso que a incoerência da matéria se encontra, pois a prova exige o que de fato temos que saber, confirmando ainda mais minha hipótese de que há muita informação desnecessária passada em aula.
            Seria necessária uma reformulação do que aplicar nas aulas e, se for percebido que a parte química do carboidrato, da proteína entre outros é tão importante, pensar na possibilidade de se acrescentar uma matéria que abarque isso no currículo, de preferência uma matéria que trate apenas de química.
Produção e Composição de Alimentos
Published:

Produção e Composição de Alimentos

Aqui escrevo minhas impressões sobre a matéria de Produção e Composição de Alimentos, ministrada para o curso de Nutrição da Faculdade de Saúde P Read More

Published:

Creative Fields