Ana Correia's profileTiago M. Rodrigues's profile

SALA DESDOBRÁVEL

SALA DESDOBRÁVEL
 
 
No ano lectivo de 2013/2014, a disciplina de Design de Comunicação V foi um palco de discussão repleto de oficinas e tertúlias acerca do tema "Universidade": como espaço central para a reflexão de problemas sociais, económicos e políticos e do seu papel como catalisador de pensamento crítico por parte dos seus alunos.  
 
 
 
 
1. AULA A DO DIA D  
 
Todas estas discussões deram origem ao exercício final —  “A aula A do Dia D” onde foi pedido aos alunos de Design de Comunicação V uma participação crítica e/ou ativa em relação à Faculdade de Belas-Artes e/ou à Universidade de Lisboa. As discussões centraram-se na educação e design.
 
2. A NOSSA RESPOSTA
 
Perante este enunciado começámos por pensar no espaço que nos confina, dentro do seio académico, nomeadamente a sala de aula.  A partir deste ponto tentámos repensar a ideia de “sala de aula tradicional” e idealizámos um espaço alternativo — a Sala Desdobrável: um espaço informal que tem a capacidade de se moldar a qualquer contéudo.
 
3. WORKSHOP
 
Depois de construir a Sala, definimos o seu sub-tema, isto é, o que iríamos discutir dentro dela.  Chegámos ao mote: Do meio académico para o mercado de trabalho. Assim, remetemos esta acção para ex-alunos do ano anterior — ex-finalistas. O objectivo seria encontrar as estratégias que exploram a inevitável distância crítica que separa um ex-aluno recente da FBAUL e o prosseguimento do seu percurso “agora iniciado” — as suas expectativas, as suas dificuldades e como lêem a sua formação a um ano de distância da mesma. Perante esta problemática optámos por criar um workshop e convidar ex-finalistas com o propósito de, através de exercícios, obter respostas/reflexões.
Cartaz / Desdobrável
Poster / Leaflet
 
Plataforma online — arquivo / registo processual
Online Platform — archive / records
 
 
 
www.saladesdobravel.tumblr.com
SALA DESDOBRÁVEL
Published: