A.Cruz Design Studio's profile

Politécnico do Porto - Identity

Instituto Politécnico do Porto (IPP), uma das maiores instituições de ensino superior em Portugal.
 
Em 2007, fomos contactados para criar uma solução para algo que nos foi apresentado como sendo um “desafio muito difícil de solucionar”…
O IPP tinha uma imagem pública que pretendiam melhorar e uma imagem gráfica que achavam pouco adequada mas para a qual não tinham alternativa, pois estava blindada “estatutariamente” no seu logotipo original.
Assim, foi-nos pedido para apresentar uma solução que fosse de encontro ao "enorme" desafio:
– Manter o logo original intacto e representativo da instituição;
– Criar uma estratégia para valorização da imagem pública da instituição, mais adequada a realidade do ensino superior actual, mais moderna, mais apelátiva e mais comunicativa;
– Alargar o conhecimento e reconhecimento da instituição para além dos seus intervenientes directos (funcionários, professores e alunos) – um inquérito demonstrou a pouca implementação do nome na cidade e principalmente no pais;
– Criar os conceitos bases para permitir que em poucos anos, a instituição pudesse criar os pressupostos para a abertura a implementação de um novo logotipo institucional para a instituição.
Perante o desafio, e após um tempo de trabalho relativamente curto para tamanho desafio, apresentamos a solução, a nossa solução, que foi aceite pela direcção e implementada.
O nosso conceito passou por manter o logo institucional (um dos requisitos) como representação institucional e criar uma nova marca que seria usada no dia a dia da instituição e estaria presente em todos os suportes comunicacionais da instituição, com excepção nos momentos de representação institucional mais formal.
Esta marca passou pela apresentação de uma nova nomenclatura pública para a instituição:
 
Instituto Politécnico do Porto "passou" a POLITÉCNICO DO PORTO
 
Pretendíamos, assim, que a nova marca conseguisse reforçar, junto do público, dois conceitos: o subsistema de ensino politécnico que representava – POLITÉCNICO – e a cidade onde está sediada a instituição – PORTO. Assim, e perante a existência de vários Institutos Politécnicos no país, esta marca seria mais orientadora, quer na afirmação do sistema de ensino, quer no seu posicionamento geográfico.
O acrónimo existente, e pelo qual a instituição era re-conhecida, IPP, não desapareceu, pois era uma das formas mais usadas para designar a instituição, no entanto, como era pouco orientadora deixaria de ser visível graficamente para que passa-se a ser progressivamente apresentado e reconhecido como POLITÉCNICO DO PORTO.
Paralelamente, e sendo o POLITÉCNICO DO PORTO composto por 7 escolas, foram também propostas novas marcas para as 7 escolas, que foram implementadas em 5 escolas – as autonomias das restantes não permitiu a sua implementação.
Juntamente com esta nova imagem foram re-desenhados todos os suportes gráficos da instituição: desde o papel de carta ao diploma de fim de curso, do folheto de divulgação a sinaletica da instituição, da t-shirt dos novos alunos aos stands de representação em feiras de educação.
Fotos by Rui Pinheiro
Politécnico do Porto - Identity
Published:

Politécnico do Porto - Identity

New identity of the Politecnico do Porto - 2008

Published: