TCC: Cerâmicas Tribo Krenak

Cerâmicas TRIBO KRENAK é o meu projeto de TCC (trabalho de conclusão de curso) desenvolvido na UNIVERSIDADE FUMEC e no Atiliê de Cerâmicas da Erli Fantini em Belo Horizonte-MG.
 
A coleção TRIBO KRENAK é uma linha de revestimentos com um design de superfície baseado nos elementos gráficos da cultura e os símbolos da tribo indigena mineira Krenak. Está etnia é conhecida como os últimos Botocudos da Costa Leste, são índios guerreiros e resistentes a cultura. Diante de muitos conflitos eles conquistaram as suas terras que pra eles é chamada de Mãe Terra. 
 
Está linha especial tem como conceitos : Disseminação  (divulgação, espalhamento da cultura Krenak) e
Contaminação (propõe o caminho inverso, no qual essa etnia, que foi invadida no período colonial pelos europeus, agora tende a nos influenciar culturalmente através dessas padronagens criadas).
 
O projeto tem um design de superfície com embasamento cultural, como também é um produto para quem valoriza design, cores, texturas, culturas e estéticas.  As estampas são um sinal de alerta para reforçar a importância da sua existência como um Patrimônio Cultural vivo.
 
Esta linha temática em outubro de 2014 foi finalista do 4º PRÊMIO OBJETO BRASILEIRO do Museu A Casa Brasileira em São Paulo. O projeto ficou exposto no museu no período de Out/2014 a Fev/2015.

Fotos da Apresentação: Carlos Dório Costa.
 
Estudo de grafismos e simbologias da cultura Krenak retirados de dissertações publicadas, fotos e arcevo pessoal.
 
TCC: Cerâmicas Tribo Krenak
33
581
3
Published:

TCC: Cerâmicas Tribo Krenak

Trabalho de Conclusão de Curso
33
581
3
Published: