Meio Sustento Handmade Vegan Baking · Entrepreneurship
Meio Sustento foi um projecto iniciado, em meados de Novembro 2012, por Filipa Ferreira e Joana Mendes, fruto duma amizade e do gosto pelo trabalho em conjunto. Aliaram ingredientes e fotografia, partilharam influências e puseram mãos na massa.
 
Meio Sustento – Handmade Vegan Baking – assume-se, assim, como um projecto de exploração da culinária vegan que se materializa em produtos que em pequenas porções podem constituir uma alternativa sustentável
às habituais ofertas do mercado. Procurando, desta forma, desmistificar algum preconceito estabelecido quanto
à alimentação vegan, no que ao seu sabor diz respeito. 
 
O projecto é desde Fevereiro de 2013 desenvolvido por Sílvia Couto e Filipa Ferreira que juntamente assumem a total responsabilidade na confecção dos produtos e na gestão do presente e futuro deste projecto. Joana Mendes, apesar de não ser agora um elemento activo desta equipa, continua "no coração deste projecto" – pois é sua a autoria das nossas receitas originais.
 
 
 
 
O desenho da marca baseou-se na forma da bolacha e pretendeu através da caligrafia utilizada no nome traduzir o carácter handmade/feito à mão do projecto. A divisão da forma, tem depois paralelo no próprio produto reforçando o conceito que deu origem ao seu naming. Toda a comunicação da marca é depurada — reduzida ao que é essencial, numa clara associação ao veganismo que a inspirou. 
 
 
 
 
A estratégia de comercialização passou pela venda directa ao público em mercados urbanos, como o Flea Market ou o Berdinho, ambos na cidade do Porto. Este tipo de venda permitiu um contacto directo com o público potenciando a prova e divulgação do produto e a recolha de feedback. A linguagem da marca e a forma como se manifestou nestes pontos de venda tentou ser uma extensão da sua identidade.

 
 
 
Uma das estratégias da marca foi a produção de edições especiais e a associação com parceiros, como a Câmara de SJM, através do evento Poesia à Mesa 2013 . Para tal foi associado um dos seis sabores das bolachas MS a cada um dos poetas portugueses homenageados. O resultado foi a venda e promoção desta colecção na feira do livro e a decoração da montra desse espaço. 
 
 
 
 
No ano de 2014 foi criada mais uma parceria, uma colecção de padrões que foram utilizados em simultâneo nos origamis da embalagem MS e nos cadernos Beija-flor — um projecto nacional de cadernos feitos à mão. 
 
 
 
 
Credits 
Concept by Filipa Ferreira and Joana Mendes

Photography by Filipa Ferreira and Joana Mendes
Graphic Design and Text by Filipa Ferreira
Vídeo by Origamind
———
 
 
 
Thanks for watching!
 
 
Meio Sustento Handmade Vegan Baking · Entrepreneurship
48
776
0
Published:

Meio Sustento Handmade Vegan Baking · Entrepreneurship

Meio Sustento Handmade Vegan Baking it is a brand created by two graphic designers to promote an alternative kind of cookies and truffles without Read More
48
776
0
Published:

Creative Fields