Yukiza
Teatro de Bonecos
Yukiza, fundado por Yuki Magosaburo I, no período Edo (1603-1868), é o mais antigo grupo de teatro tradicional de marionetes do gênero que mantém sua tradição. Reconhecido internacionalmente, é liderado hoje por Yuki Magosaburo XII.
Companhia Yukiza
 
Yukiza, uma companhia deteatro de marionetes, foi fundada por Yuki Magosaburo I, durante o período Edo(1603-1868). Com uma história de mais de 370 anos, a companhia é, atualmente,liderada por Magosaburo XII. Conforme o antigodocumento Osatsuma-Keizu, “Yukiza é o mais antigo teatro demarionetes de Edo (atual Tóquio)”, que apresenta interpretações de sutrasbudistas, acompanhadas de narrativa e de música do instrumento de três cordas shamisen. Yukiza foi um dos primeiros grupos a adaptar as parábolas budistaspara outras formas de apresentação, mantendo o acompanhamento da narrativa joururi e shamisen, quando a popularidade desse tipo dehistórias diminuiu. O grupo instalou um teatro permanente no distrito deFukiya, Edo, e apresentou vários novos trabalhos de sua criação, incluindo Meiboku-Sendaihagi (luta de uma família por domínio feudal)que é também popular no teatro tradicional japonês Kabuki.
 
Após a Reforma Tempo(1841), cinco grupos – três de teatro Kabuki (Ichimuraza, Nakamuraza eKawarazakiza) e dois de teatro de bonecos (Satsumaza e Yukiza) – juntaram-se edeslocaram-se para Saruwaka-cho, distrito de Edo, onde receberam reconhecimentooficial e suporte financeiro do shogunato. Com o passar do tempo, no entanto, oteatro Kabuki perdeu-se, o Satsumaza deixou de existir e o Yukiza tornou-se oúnico teatro de marionetes que conservou a sua performance original.
 
Em 1956, Yukiza foidesignado como um importante bem cultural pelo Governo Metropolitano de Tóquio.Recebeu reconhecimento do governo nacional em 1995. Desde então, com osesforços de Yuki Sessai da Companhia Yukiza, rebebeu inúmeros prêmios de váriasentidades. Além de continuar com as apresentações de parábolas budistas,Yukiza, atualmente, produz novos trabalhos e divulga-os no exterior, como naEuropa, Ásia Central, Sudeste Asiático e União Soviética. Um dos prêmiosrecebidos é pela versão de Macbeth deShakespeare, apresentada em 1986 no Festival Internacional de Teatro deBelgrado.
 
Em abril de 2002, seismanipuladores de Yukiza foram convidados para tomar parte em uma produçãoconjunta do Teatro Público de Setagaya, de Tóquio, do Teatro Nacional deColline, de Paris, e Quartz de Brest, de Brest. Essa produção, Les Paravents, escrita pelo francês Jean Genet ecom a direção de Frederic Fisbach (diretor associado do Festival de Avignon de2007), foi apresentada na França, Japão e Áustria e ganhou o Prêmio Mont Blancno Festival Internacional de Teatro de Salzburg. Após repetir a apresentação emParis, Orleans e Estrasburgo, em outubro de 2003, voltou a apresentar-se noTeatro Público de Setagaya, Japão, em janeiro de 2004.
Seus trabalhos recentes englobam desde a obraclássica até peças modernas. Yukiza é, sem duvida, um dos raros grupos quedesenvolve teatro de marionetes no mundo.

 
 
Programa:
Shinpan Utazaimon - Nozakimura no Dan (A Vila Nozaki)
Tsuna-Yakata (A casa de Tsuna)

14 e 15 de fevereiro - Santos, SP - SESC Santos
19 e 20 de fevereiro - Rio de Janeiro, RJ - Teatro SESI
23 e 24 de fevereiro - Brasília, DF - Teatro Funarte Plínio Marcos
27 e 28 de fevereiro - São Paulo, SP - SESC - Consolação tel:

Yukiza (JPN)
Published:

Yukiza (JPN)

Teatro de Bonecos

Published: