Lygia de Luca's profile

Conteúdo - OLX Brasil - Ghost Writing

Um futuro criativo para o e-commerce - OLX Brasil 

Para acompanhar as novas necessidades de consumo da sociedade, o e-commerce deve desenvolver, em 2021, o potencial de crescimento que assistiríamos somente no decorrer dos próximos anos. Alavancado pelo isolamento social, o comércio eletrônico registrou em 2020 marcos históricos globalmente. Somente no Brasil, 150 mil lojas online surgiram para atender a demanda imposta pela pandemia.

Mas, e o que vai acontecer de agora em diante? Tenho um palpite: além dos avanços significativos em tecnologia que já estão em andamento, observo também uma enorme quantidade de criatividade focada nas plataformas digitais de compra e venda e na melhor experiência para o consumidor.

Escolher um produto direto do conforto de casa parece trivial para quem já estava acostumado com isso, mas os novos consumidores - mais de 11 milhões só no Brasil - conquistados pelas lojas online nos desafiam a mantê-los ativos. Neste sentido, fiquei especialmente intrigado em 2020. Assisti ao desenvolvimento, em âmbito global, de excelentes estratégias focadas na melhoria da experiência dos usuários, como integrações omnichannel, gaming e live streaming - só para citar algumas das apostas criativas que focam na experiência e prometem ser o grande diferencial para o setor daqui pra frente.

Um exemplo curioso deste olhar, que busca elevar a outro patamar a experiência dos clientes, é um caso na indústria de calçados. Como transferir o ato de provar e caminhar com o produto para um cenário virtual? Com isto em mente, um fundo norte-americano de capital de risco, adaptou o recurso de realidade aumentada para o setor. A primeira empresa a testar a tecnologia foi a Nike, para o lançamento da linha Nike Dior, em que era possível simular o uso do tênis. Dessa forma, foi possível entregar aos consumidores uma versão mais próxima possível do contato físico com o produto. Esta tecnologia vem de décadas, mas foi usada de forma inédita para uma linha exclusiva e é só uma das aplicações inovadoras que têm sido convertidas para o universo online.

Este case é só um exemplo que mostra a rápida movimentação do setor para atender às novas imposições do público. Dia após dia, são trilhados novos caminhos, inspirados por inovações, como as mencionadas acima, e muitas outras que tomaremos conhecimento no futuro.

E quando falo em inovar, os convido a levar sua atenção à China. Apesar de ainda estar fora do radar global de referência no setor, o país se mostra à frente, com avanços tecnológicos de ponta. Seu mercado digital é tão extenso que supera em tamanho o dos Estados Unidos e da Europa juntos - e hoje vale nada menos do que US$ 2 trilhões. Os chineses estão para o consumo online o que um dia os americanos e seus shoppings centers representaram para o mundo. Além de já terem implementado os recursos de omnichannel e social shopping com sucesso no ano passado, o live commerce é uma tendência cada vez mais popular e que saiu à frente na China. As vendas em tempo real acontecem com o apoio de influenciadores digitais e com esporádicas aparições de celebridades. Com tantas boas ideias, aconselho mirar o dinamismo empregado pela China para dar suporte aos brainstorms por aqui.

Mas inovação não é um tópico apenas futurista. Acho instigante olhar para o passado e avaliar o quanto evoluímos desde a primeira transação online do mundo: em 1994, o cantor Sting vendeu o álbum “Ten Summoner’s Tales” pela NetMarket, uma das primeiras empresas a apostar seus negócios no formato que conhecemos hoje. Com o sucesso da ideia, floriculturas, chocolates e vinhos foram os próximos produtos a desbravarem o comércio eletrônico.

Na OLX Brasil, respiramos o que previu a precursora NetMarket. A digitalização e a inovação são parte do nosso negócio há muitos anos, tendo a inteligência artificial que garante a segurança da plataforma, melhorias na experiência do usuário e um modelo sustentável de consumo como investimentos que nos tornam cada vez mais relevantes no mercado.

Garanto que, por aqui, estamos atentos à corrida digital e temos entusiasmo e conhecimento para sair à frente, abraçar o futuro e entregá-lo, em primeira mão, a vocês.
Conteúdo - OLX Brasil - Ghost Writing
Published:

Owner

Conteúdo - OLX Brasil - Ghost Writing

Published:

Creative Fields