Selma Capistrano – Psicologia Clínica

Selma Capistrano – Psicologia Clínica

Selma Capistrano é uma psicóloga clínica de abordagem psicanalítica. Com sua empresa, ela pretende oferecer serviços de psicoterapia com foco em crianças. Ela utiliza uma abordagem que se apoia na ludoterapia, que vem pelo ato de brincar. Apesar do foco no público infantil, Selma também pretende trabalhar com outras faixas etárias.

A essência da iniciativa é reconhecer o sujeito por quem ele é e, ao se desapegar dos rótulos, é possível dar ouvidos à subjetividade e singularidade de cada indivíduo. Assim, o principal objetivo da empresa é possibilitar a desencapsulação do sujeito, a libertação. Libertar é tirar as correntes, é soltar os pesos, sentir-se cada vez mais leve a ponto de flutuar e voar.
A logo foi criada a partir da experimentação em cima da fonte Sudestada. Os traços irregulares e orgânicos remetem à escrita a mão e o acúmulo de tinta em alguns pontos sobre o papel. Pretende-se evocar o sentimento de liberdade como o maior valor definido para a marca. A referência ao manuscrito junto do rabisco é, não só um simbolo de liberdade representado pelas linhas expontâneas e despretenciosas de um lápis, mas também de recomeço e confiança, pois um simples rabisco está livre de qualquer hesitação ou medo de errar.
Para a paleta, a intenção foi trazer uma seleção de cores que remetessem à ideia de rascunho, simulando a experiência de utilizar um suporte comum como o papel. Os cinzas representam o grafite, as nanquins, e os azuis representam os lápis de rascunho, assim como canetas esferográficas. A cor escolhida como “branco” da composição busca evocar a textura e cor quase que opaca de um papel pólen, ou material do tipo.
A marca é singela e se apoia principalmente no logotipo sem fazer utilização de símbolo. Por conta disso, foi criada uma “matriz” a partir do S de Selma, de maneira que os demais elementos pudessem ser desenvolvidos com base nessa matriz.​​​​​​​​​​​​​​
A ideia foi desconstruir a letra, de maneira que a configuração do grafismo parecesse, ao mesmo tempo que a forma essencial do s, um rabisco feito de maneira expontânea.
A construção faz referência direta ao jogo do rabisco (squiggle game) de Winnicott, que possibilita a fantasia e portanto, inúmeras imagens, cenários e figuras. A representação do “rabisco” (squiggle game), como referência a Winnicott, simboliza a brincadeira, a projeção do inconsciente e a liberdade de fazer e refazer.
A seleção de ilustrações sinaliza os valores da marca, em especial a noção de liberdade, crescimento e transformação. Em relação a liberdade, foram feitas ilustrações representativas de voo e leveza, como o pássaro, o avião de papel, o balão e a pipa. O broto, a flor e a árvore, representam o desenvolvimento, o crescimento. O cisne e a cobra evocam o ideal de transformação e metamorfose, enquanto o peixe e a foca evidenciam a noção do mergulho, do aprofundamento.
Selma Capistrano – Psicologia Clínica
Published:

Selma Capistrano – Psicologia Clínica

Published: