Ana Flávia Braga's profile

Parque Linear Piabanha

Trabalho de Conclusão de Curso
Autoria: Ana Flávia Braga
Representação: Ana Flávia Braga
Local: Areal, Rio de Janeiro, Brasil
Ano: 2023
O Parque Linear Piabanha foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo. 

Trata-se da revitalização de um trecho da Estrada União e Indústria, construída para ligar Petrópolis/RJ a Juiz de Fora/MG como caminho para escoar cargas do interior do país. A seção de 2,5km de extensão que este trabalho aborda situa-se no município de Areal/Rj, uma cidade interiorana com menos de 12 mil habitantes (IBGE 2022).

​​​​​​​Com o objetivo de gerar alternativas de lazer para a população, em um município com poucas opções, além de proporcionar espaços públicos de qualidade ao ar livre, visando o conceito de biofilia, o projeto busca aumentar a qualidade de vida dos moradores e estimular a preservação e conscientização ambiental, uma vez que o município possui mais de 70% de seu território inserido em Unidades de Conservação e o terreno em questão localiza-se na Faixa Marginal de Proteção do rio Piabanha.​​​​​​​
A fim de conhecer as características bioclimáticas e sociais do local, foram desenvolvidos estudos sobre as condições de insolação e ventilação, assim como pesquisas sobre os aglomerados urbanos localizados nos limites área de intervenção e os fluxos que a circulação de habitantes gera nos arredores.
Ademais, foi considerado o contexto histórico da região e o público alvo a que se direciona o projeto desenvolvido,
de modo a criar ambiências atrativas e estimulantes aos usuários. Para tal, foram definidos três eixos de trabalho, 
a partir dos quais foram elaboradas diretrizes, estratégias e ações a fim de alcançar o objetivo do projeto perante 
toda a população arealense.
A fim de permitir melhor percepção das ações propostas, foram desenvolvidas Ampliações humanizadas dos principais setores do Parque, onde estão dispostas a maior concentração de infraestruturas: pavilhão para eventos culturais, banheiros, quiosques e equipamentos esportivos.
Como forma de explicitar a relevância da arborização urbana no projeto e do reflorestamento das margens de rios, foram escolhidas espécies nativas do Bioma local, a Mata Atlântica. Outro critério para esta escolha, foram: a floração, o porte, a não apresentação de espinhos e espículas e a profundidade das raízes de cada elemento.

O Perfil abaixo demonstra a presença marcante de indivíduos arbóreos em contraste com os elementos arquitetônicos, pensados com o objetivo de proporcionar modernidade e conforto aos usuários, sem provocar poluição visual ou destituir os elementos naturais de sua posição de destaque.
Parque Linear Piabanha
Published:

Owner

Parque Linear Piabanha

Published: