Matheus Rezende's profile

Internazionale - Simone Inzaghi (Análise Tática)

COMO JOGA A INTERNAZIONALE DE SIMONE INZAGHI? 31/11/2023
SISTEMA COM POSSE
 
Primeiro com Brozović auxiliando os zagueiros na saída de jogo, é normal Barella ou Çalhanoğlu recuarem tbm para fazer o apoio, pois a ideia da Inter é muito clara em relação a construir com posse a partir do goleiro/zagueiros. Alas livre para subir ao ataque.
Outra variação com: Acerbi (zag) aliando ao Brozović no meio. Onana (ambidestro) tem a opção de sair com os zag que tem qualidade com posse ou sair pelo centro, aonde Brozović tem domínio total do terreno, tornando-se um perigo aos adversários.
E por último ainda com posse da bola, em algumas circustâncias vcs irão conseguir identificar o Brozović plantado mesm, para construir. Darmian vira lateral LTD (normal pra ele). Bastoni faz a LTE, Barella e Çalhanoğlu baixam para ajudar na construção.
SISTEMA SEM POSSE
 
Um 3-1-4-2 com os alas (Dumfries e Dimarco) bem avançados para pressionar a saída adversária. Barella e Çalhanoğlu responsáveis por vigiar os médios adversário. 
Mesma formação, mas com Barella subindo para pressionar o lateral ou um suposto terceiro zagueiro. Çalhaoğlu responsável por recompor e ajudar Brozović na cobertura defensiva.
Eu não costumo começar as análises assim, mas o zagueiro Bastoni me encantou. Eu vi muita coisa interessante nesse time, mas nada me chamou mais atenção do que ele. Sua capacidade de construir e quebrar linhas é absurda.
Como citado acima, Acerbi aliado ao MC no caso era o Hakan ao lado, Brozovic baixando para receber, pode ocorrer tbm com Barella. É normal essas variações de acordo com cada partida.
Neste gol x Roma, Barella é quem se aproxima para receber e deixa espaço para Brozović criar pelo centro, ai a Roma comete um erro enorme, que é deixar o croata com espaço para pensar.
Pegando um gancho do lance acima, em outra câmera é possível identificar com clareza um 4-1-2-3. Darmian e Bastoni abertos (citado no início). Dumfries e Dimarco mais a frente para atacar o espaço , Barella aliado a Acerbi na defesa.
Só pra ressaltar, a Inter costuma atacar bem os espaços com os alas, nesse frame os dois participa dentro da área (Gosens e Dumfries)
A Inter usa bastante peças para construir seu jogo, mas e quando o adversário pressiona ao ponto de ter que rifar? Bom. Ai a Inter costuma usar uma de suas principais armas, que é o lançamento direto para Dzeko/Lukaku ou Lautaro.
O bom de ter 2 atacantes é essa flexibilidade, exemplo do Dzeko aberto e o Lautaro por dentro:
Barella pressionando juntamente com Dzeko e Lautaro, que geralmente apenas incomodam as defesas, não chega ser uma pressão constante. Maignan opta pelo chutão, em seguida sai o gol da Inter na recuperação.
Situação de desvantagem x Fiorentina, a equipe pressionou num sistema de 3-14-2 com o bloco de meio avançado e os 2 atacantes na referência.
No geral, esse trio de meio é muito sólido. A Inter é a equipe com mais desarmes, mais clean sheets e que mais recupera posse em toda Champions, além de ter o goleiro com mais defesas feitas (Onana).
O Milan provou desse veneno, após tomar 2x0 relâmpago, sofreu para furar o bloco de meio e tomava contra ataques perigosos ao mesmo tempo.
Com Darmian, consigo demonstrar como o defensor é agressivo em cima do atacante. A marcação é bem compacta, os espaços são curtos quando se enfrenta a Inter.
Uma ação rápida do adversário pode pegar a Inter desprevenida. Exemplos de pressão na saída, onde acontece de errar um passe, ou em contra ataques rápidos, explorando o flanco.
A transição da equipe é bem ajustada, separei um exemplo de intervenção do contra ataque adversário e um lance de recomposição após a quebra de pressão.
Um ponto fraco, é alguns cruzamentos e inversões do adversário, principalmente explorando Dumfries e Darmian, normalmente da esquerda pra direita. Inseguros em jogo aéreo, contra a Fiorentina a equipe da Inter sofreu em algumas situações do jogo.
Exemplos:
Internazionale - Simone Inzaghi (Análise Tática)
Published:

Internazionale - Simone Inzaghi (Análise Tática)

Análise tática sobre a Internazionale, comandada por Simone Inzaghi.

Published: