Renata Naka's profile

capa de livro | úrsula

Úrsula é um romance de Maria Firmina dos Reis, uma autora maranhense considerada a primeira romancista negra do Brasil. Publicada em 1859, a obra é um dos expoentes do Romantismo nacional e vem sendo resgatada de um período de mais de um século de apagamento no meio literário. Abolicionista, Maria Firmina desafiou a sociedade fortemente escravocrata de sua época e entrou para a história.
Tancredo e Úrsula são jovens, puros e altruístas. Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor.
Esse projeto de capa de livro foi desenvolvido por Ana Carolina Cipriani e Renata Naka na disciplina Design Editorial, do curso de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria, em 2022. 
A proposta era experimentar diferentes opções de criação gráfica para um mesmo produto editorial, fazendo três capas: figurativa, abstrata e tipográfica.
CONCEITO

A ideia foi mesclar o uso de tríade, elemento presente no romance, e o uso de colagem como resgate histórico.

Levando em consideração que não se tem conhecimento do rosto real de Maria Firmina dos Reis e que a imagem mais conhecida como sendo a da autora contribuiu para o apagamento de sua identidade, já que os traços da autora foram embranquecidos e misturados com os de outra escritora, foi utilizada a colagem para “formar” uma representação dela.

O elemento principal é essa leitura errônea, que se une a três releituras mais fiéis, a fim de tentar começar a resgatar, a partir dos fragmentos, um pouco de quem ela seria.

A ideia da tríade foi utilizada também na contracapa, em que o texto se encontra em um formato de triângulo.
CONCEITO

Novamente, a ideia geral é o uso de tríade, pois é um elemento importante explorado nas relações humanas dos personagens.

Na obra existem três principais triângulos:
1 - Adelaide, Tancredo e seu pai
2 - Tancredo, Úrsula e seu tio
3 - Túlio, Mãe Susana e Antero

A capa traz três triângulos sobrepostos, já que cada tríade acaba interferindo uma na outra de alguma forma na narrativa.
CONCEITO

Diferente das outras, a capa tipográfica é minimalista e traz o nome da autora como tão importante quanto o nome da obra. Os dois textos não têm uma hierarquia definida entre si.

Além disso, a ideia principal não é o uso da tríade, e sim das lacunas que faltam para contar a história de Maria Firmina dos Reis e suas obras.

A intenção é atingir um público que está em busca de Maria Firmina e de seu trabalho no geral, e não somente Úrsula.
capa de livro | úrsula
Published:

Owner

capa de livro | úrsula

Published:

Creative Fields