Luísa Fonseca's profile

Anais CBPID I Editorial



PROJETO
O II Congresso Brasileiro de Propriedade Intelectual e Direito (CBPID) reafirmou a proposta acadêmica e pedagógica de visão da propriedade intelectual a partir do Direito como um todo.

Nesse contexto, liberdades e limites intrínsecos e extrínsecos da propriedade intelectual foram tratados em apresentações organizadas em diversos eixos temáticos, envolvendo Hermenêutica, Filosofia, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Concorrencial, Contratos, Responsabilidade Civil e Direito Constitucional.

Também as relações seculares da Propriedade Intelectual com a Indústria foram abordadas, examinando-se as diversas espécies de direitos de propriedade intelectual em face das áreas “tradicionais” do Direito.

SOLUÇÃO
O projeto gráfico dos Anais, resultado do congresso, buscou expressar a característica difusa da interpretação do Direito sobre a matéria da Propriedade Intelectual. Diante dos avanços tecnológicos, é complexo o debate jurídico acerca de casos que envolvem a criação individual.

Assim, a linguagem gráfica usa de grafismos que exploram formas difusas que encontram limites acirrados, característica do universo jurídico. A figura da lâmpada, símbolo recorrente na representação da ideia, ganha protagonismo de forma minimalista, junto à imagem da balança, ícone do Direito. 




Luísa Fonseca
2024
Porto Alegre // RS // Brasil


Anais CBPID I Editorial
Published:

Owner

Anais CBPID I Editorial

Published: