Bruno Santos Inacio, 28 anos
Técnico de campo
Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB, 2021), atualmente é estudante de Ciências Biológicas pela mesma instituição. Ingressou no Instituto Mãe Terra como Auxiliar no Serviço de Assistência Técnica e Extensão (2021), atuou como Auxiliar administrativo de projetos socioambientais (2022). Atualmente é Técnico de Campo pela mesma instituição (2024).
Dentro da instituição desenvolve as seguintes atividades:
- Mobilização de comunidades rurais, nos territórios: costa do descobrimento, litoral sul e extremo sul com o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental das comunidades rurais, periféricas e tradicionais.
- Monitoramento de projetos socioambientais através de sistematização de informações técnicas e práticas das atividades desenvolvidas como forma de evidenciar os indicadores propostos por cada por cada projeto.
- Participação em projetos de implantação de sistemas agroflorestais, construção do projeto através de escuta coletiva com as comunidades, definição e escolha da área para plantio: manejo do solo, escolhas das espécies, plantio, manutenção das áreas e monitoramento pós implantação e serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER).
- Organização de eventos (oficinas, seminários, intercâmbios e encontros comunitários);
- Aplicação de instrumentos de coleta de dados: segurança alimentar e nutricional (escala EBIA) e questionários de caracterizações das unidades produtivas familiares.
- Elaboração constantes de relatórios das atividades de campo como forma de evidenciar, monitorar e validar as informações coletadas e desenvolvidas ao longo dos projetos.
- Participou de um Intercâmbio para o Sertão da Bahia para conhecer as tecnologias sociais da região e do bioma Caatinga. Locais visitados:  Coopersabor/Aresol -Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda; EFASE - Escola Família agrícola do sertão - Monte Santo, BA. Coopercuc – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, localizada em Uauá, BA. Parque Estadual de Canudos – Canudos, BA. IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada,  Juazeiro, BA. Aldeia Truká – Sobradinho, BA.
Armazém da Caatinga – Juazeiro, BA.
Possui experiência em conduzir veículos em estrada de chão, experiência com caminhonetes 4x4, carros populares e furgões.
Mapa com algumas das comunidades visitadas
Aplicação de diagnósticos, coleta de dados e mapeamento de quintais produtivos
Oficina: produção e utilização de biofertilizante
Oficina: captura, multiplicação e utilização de microrganismos eficientes na agricultura
Acompanhamento e implantação de sistemas agroflorestais
Organização de oficinas, intercâmbios e encontros comunitários
Extensionista Rural
Published: