TipoBrasil

TipoBrasil

A tipografia pensada exclusivamente para o sistema de comunicação visual da EBC e seus veículos proprietários, busca a expressão da marca e elementos gráficos associados  ao hábito de consumo por meio de telas, percebendo o movimento em dispositivos horizontais (da direita para a esquerda), verticais (de baixo para cima) e imersivos (zoom in e zoom out). A natureza da marca gestora (holding) é crossmedia por abarcar quatro marcas comerciais de veículos, a Agência Brasil com território criativo predominantemente digital (portal de notícias), a Rádio MEC e Rádio Nacional com território criativo predominantemente áudio e radiofônico (ondas de rádio e conteúdos de áudio como por exemplo podcasts e áudio-séries) e a TV Brasil com território criativo predominantemente videográfico (broadcasting, streaming e play). Nesse sentido foi muito importante considerar o comportamento unificado da marca e seus veículos considerando o aspecto visual estático impresso/digital, o aspecto visual sonoro e o aspecto visual videográfico/animado.

No campo visual é possível perceber a intenção de movimento por meio das angulações de 10 graus horizontais e 100 graus verticais, mesmo que apresentado de forma estática. No campo funcional permite um uso mais econômico de espaço em situações de transmissão de vivos, onde o setor jornalístico precisa imputar muitos caracteres no sistema de GC, para créditos de matérias, tarjas e manchetes. Já no aspecto de entretenimento e impacto visual a variação familiar permite uma dinâmica de pesos interessante e ao mesmo tempo agradável. Os cantos arredondados buscam com propósito tornar o conteúdo mais leve e amigável.
tipografia
TipoBrasil | Felipe Honda

motion graphics
Camila Nassau

equipe de criação
Camila Nassau
Felipe Honda
Péricles Silva

mockups 
Mr. Mockup

EBC – Empresa Brasil de Comunicação
TipoBrasil
Published:

Project Made For

TipoBrasil

A TipoBrasil é uma família tipográfica desenvolvida para a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. O projeto possui os estilos sans, rounded e serif Read More

Published: