Blue Lara's profile

First bird watching

First bird watching 
Primeira passarinhada
Lara Fabia Souza dos Santos
A passarinhada tem como intenção colaborar com o monitoramento de aves da área, além de ser um momento de lazer e mais contato com a natureza. O "birdwatching" pode ser realizados por pessoas que tem curiosidade sobre, desde que tenham um profissional para informar sobre as aves e diferentes espécies, além de pesquisadores da área que utilizam a passarinhada como uma forma de coleta para gerar dados de suas pesquisas futuras, ambos contribuindo para o monitoramento e registro de espécies.
Como uma estudante de ciências biológicas, minha primeira saída para observar aves, teve como intuito registros e coletas de dados para trabalhos futuros na iniciação cientifica. Assim, compartilho aqui alguns registros feitos por mim e pequenas informações das espécies avistadas na saída ao campo.
Gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus) - Macho
Slender Antbird
O gravatazeiro obteve esse nome popular a partir de grandes bromélias terrestres encontradas no seu habitat, chamadas de gravatás. Ele é uma espécie endêmica do Brasil, sendo encontrado exclusivamente nos estados da Bahia e Minas Gerais, em uma área restrita de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga ou Mata-de-Cipó.
Gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus) - Fêmea 
Slender Antbird
Casaca-de-couro (Pseudoseisura cristata)
Caatinga Cacholote
A casaca-de-couro é comumente vista aos pares, habita a Caatinga Seca e Florestas de Galeria, normalmente mais em áreas pantanosas, vivendo nos altos das árvores com suas características físicas marcantes (plumagem ruiva, íris amarela e um longo topete). É uma ave endêmica do nordeste, sendo predominante na caatinga, sendo encontrado nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Anu-preto (Crotophaga ani)
Smooth-billed Ani
O Anu-preto chama atenção por sua coloração preta, mas possui indivíduos com plumagem leucística (branca) e plumagem flavística (ausência parcial da melanina). Ele vive em bandos em paisagens abertas com moitas, entre pastos e jardins, avistado frequentemente ao longo de rodovias, se distribuindo desde o sudeste dos Estados Unidos da América no estado da Flórida até o norte da Argentina e leste da América do Sul.
Mais informações sobre essas espécies em: Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil
First bird watching
Published:

Owner

First bird watching

Published: