MIN TANAKA (JPN)
 
 
 
 
MIN TANAKA (1945) é um dançarino experimental vanguardista, profundamente inspirado por Tatsumi Hijikata, o fundador do Ankoku Butô – a dança das trevas.
Formado em balé clássico e dança moderna, Tanaka, cético com a identidade cultural japonesa pós-Segunda Guerra, desertou da comunidade da dança em 1966, tendo sido expulso da Associação de Dança Contemporânea japonesa. Nos anos 1970, ele desenvolveu a “hiper-dança”, que enfatizava a unidade psico-física do corpo, causando um grande impacto cultural, tanto na arte e na cultura japonesa, quanto no exterior, através de sua colaboração com intelectuais, cientistas e artistas de seu tempo.
Em 1978, Tanaka fez sua estreia internacional com a dança “Tempo-Espaço do Japão”, no Paris Autumn Festival. Desde então, Min Tanaka vem se apresentando em todo o mundo, da Europa até países do terceiro mundo, dos Estados Unidos até regiões ex-socialistas.
Suas atividades de dança/vida, fora das cenas tradicionais de teatro/dança/música, gradualmente chamou a atenção de ativistas, artistas, escritores, sociólogos, etnólogos, antropólogos e filósofos vanguardistas, com os quais se envolveu ativamente em criativos projetos de pesquisa colaborativos com ênfase em educação e transformação social. Essas atividades cross-gender oscilam entre coreografia, ópera, dança contemporânea e folclórica, artes visuais, arquitetura/landscape art, ciência médica e psiquiátrica, música e improvisação livre.
Aos 40 anos, junto com seus companheiros de dança e pesquisadores, Tanaka abriu uma fazenda orgânica no Japão, como reflexo de sua curiosidade a afinidade intrínseca com a relação entre o corpo humano, o trabalho e a natureza. Através desta experiência, ele se convenceu de que a dança é profunda e irreversivelmente enraizadas nas práticas humanas da agricultura.
Na última década, Tanaka participou como ator de vários filmes e programas de Televisão. Por sua atuação em The Twilight Samurai, filme de época dirigido pelo Youji Yamada, Tanaka recebeu o prêmio de melhor Ator Coadjuvante. Mais recentemente ainda, ampliou seu escopo de atividades na mídia popular, incluindo documentários e programas teatrais, tanto como narrador quanto ator. Mas, enfatiza Tanaka, “Sou um dançarino, não um ator.”
Sua intensa pesquisa sobre a origem da dança, que dura mais de três décadas, intensifica-se cada vez mais através do projeto Locus Focus – uma série de performances de dança improvisada e site-specific, que ocorrem em diversos momentos da vida cotidiana, no Japão e no exterior.
 
 
 
 
 
 
LOCUS FOCUS PROJECT – MIN TANAKA
 
São Paulo - SP
Sesc Consolação
14/7 Palestra com Kuniichi Uno e Christine Greiner
15/7 Apresentação às 20h
16/7 Apresentação às 15h e às 20h.

Ouro Preto - MG
18 de julho de 2014 no Teatro SESI em Mariana, às 20h
20 de julho de 2014, no Morro da Forca em Ouro Preto, às 16h;
Participação no espetáculo “Cais de Ovelhas” da Cia Teatral Ueinzz, dia 19 de julho de 2014, às 20h, Clube XV de Novembro, em Ouro Preto;. 
Min Tanaka e Kuniichi Uno,  palestra no dia 19/07 às 14h, no Clube XV de Novembro, na cidade de Ouro Preto;

Rio de Janeiro - RJ
Sesc Copacabana, às 20h30
 
 
 
LOCUS FOCUS PROJECT – MIN TANAKA
 
São Paulo - SP
Sesc Consolação
14 de julho – Palestra com Kuniichi Uno e Christine Greiner
15 de julho – Apresentação às 20h
16 de julho – Apresentação às 15h e às 20h

Ouro Preto - MG
18 de julho – Teatro SESI em Mariana, às 20h
19 de julho – Participação no espetáculo “Cais de Ovelhas” da Cia Teatral Ueinzz, Clube XV de Novembro + Palestra com Kuniichi Uno
20 de julho – Morro da Forca, às 16h

Rio de Janeiro - RJ
22 de julho – Sesc Copacabana, às 20h30
MIN TANAKA (JPN)
5
196
0
Published:

MIN TANAKA (JPN)

Locus Focus Project
5
196
0
Published:

Creative Fields