O legado é um caminho elaborado com propósito.

Quando pensamos na elaboração deste catálogo, consideramos que seria importante nos aproximarmos de outros métodos de criação não convencionais que dialogassem de forma responsável com o acervo de cultura material africana do Museu da Abolição (MAB/ibram).

Não é sobre a compreensão total dos objetos, mas sobre elaborar novas possibilidades de ampliar a difusão de toda potencialidade presente neste conjunto de peças. Utilizando em primeiro plano o fator estético, esse que chama nossa atenção por sermos atraídos(as) pelo poder da imagem.

Cada elemento presente neste catálogo foi pensado para ampliar a experiência do leitor e aguçar ainda mais os sentidos diante de perguntas sobre a origem de cada uma dessas peças. Cores, tipografias, fundos, ângulos, imagens, ilustrações e alguns termos foram aprimorados para comportar os principais atributos desta obra.

Esta produção é um grande salto para os estudos sobre cultura material africana aqui no Nordeste, pesando principalmente qual é a importância deste acervo no contexto das relações materiais desenvolvidas por nós afro-brasileiros. Você precisa conhecer esse material!

Catálogo CMA
Published:

Catálogo CMA

Published: