Vanessa Siqueira's profile

Kiosk Interativo - Programa Pedala BH

Kiosk Interativo para o Programa Pedala BH
projeto acadêmico para a pós-graduação em Design de Interação
 A locomoção nas grandes cidades é uma complexa questão urbana contemporânea. Além de enfrentar problemas como superlotação, um trânsito caótico, falta de espaço e demais dificuldades operacionais, o transporte urbano também apresenta falhas primordiais na comunicação com seus usuários. 

Dentre os sistemas de transporte urbano existentes em Belo Horizonte, nos chamou a atenção o novo projeto da Prefeitura, o Programa Pedala BH que se encontra já nas primeiras fases de implementação. O programa tem como objetivo promover o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. 

Nosso projeto apresenta, portanto, mais uma ação de suporte e convergência de todo o Programa Pedala BH, possibilitando o acesso às informações necessárias, divulgação do serviço e, principalmente, favorecer a imersão do público no estilo de vida oferecido.

O kiosk possui um sensor de movimento logo abaixo da tela que é ativado diante da passagem de pessoas. O movimento gera uma modificação na imagem animada da bicicleta, que deixa de ser “você está aqui” (com a bicicleta rodando parada e a seta girando em cima indicando o local) para a pergunta “para onde você quer ir” (com a bicicleta estática e o desenho do trajeto das outras ciclovias girando ao seu redor). Dessa maneira chama-se a atenção dos passantes, convidando as pessoas a interagirem como kiosk e navegarem por seu conteúdo.
Fluxograma de navegação:
Wireframe:
Características do kiosk:

Objetivos do projeto:
Extensões do projeto - "Minha Bike"

O projeto se expandiu para outras plataformas, gerando uma proposta de rede social apresentada no Design Challenge do IxDSA 2011 como "ideia para a mobilidade urbana".
Kiosk Interativo - Programa Pedala BH
Published:

Kiosk Interativo - Programa Pedala BH

Prototipação de kiosk interativo para Programa Pedala BH

Published: