Digital Marketing • Social Media Presence 

#1 O Cliente
Quando trabalhei na Hagens, meu principal cliente tornou-se a Marca Galo. Como diretor de arte responsável, tive a oportunidade de cuidar a presença digital da marca e produzir conteúdo para campanhas digitais e offline. Além disso, Ajudamos na evolução do site de receitas, que, em certo ponto, se tornou o principal foco do nosso conteúdo digital. Como último trabalho criamos uma série de vídeos de humor com o humorista Carioca (ex Pânico na TV).

Em parceria com Gisely Mendes, que foi a voz da marca e minha dupla de criação em todas as áreas, alcançamos objetivos significativos para a marca. Estabelecemos uma identidade e presença digital autêntica, alinhada com a visão e os objetivos futuros do time de Marketing interno do Grupo Selmi. Nos anos de 2020 / 2021, Galo conquistou o prêmio Top of Mind da Folha de São Paulo na categoria de Alimentos, sendo o macarrão mais lembrado do Brasil, uma conquista de um coletivo muito maior, do qual fazemos parte.

Como pessoas criando conteúdo que alcança todos os estados brasileiros, aprendemos com alguns equívocos da nossa visão, às vezes meio focada apenas no Sul e Sudeste do país. Esse é o peso de representar uma marca nacional. E não se engane, nada se constrói sozinho. Deixo um abraço e um muito obrigado, em especial, para o Lucão e a Mel, que basicamente transformaram minha carreira profissional. Obrigado pela confiança.

(EN) The Client: When I worked at Hagens, my main client became the Galo brand. As the responsible art director, I had the opportunity to manage the brand's digital presence and produce content for digital and offline campaigns, as well as seasonal POS material. Additionally, I contributed to the development of the recipe website, which, at a certain point, became the primary focus of our digital content. As our final project, we created a series of humor videos with the comedian Carioca (formerly from Pânico na TV). In partnership with Gisely Mendes, who was the voice of the brand and my creative partner in all areas, we achieved significant goals. We established an authentic digital identity aligned with future objectives. In the years 2020/21, Galo won the Top of Mind award from Folha de São Paulo in the Food category, being the most remembered pasta in Brazil, an achievement of a much larger collective of which we are part. As content creators reaching all Brazilian states, we learned from some mistakes in our approach, sometimes overly focused on the South and Southeast regions. This is the weight of representing a national brand. Don't be mistaken; nothing is built alone. I send a hug and a big thank you, especially to Lucão and Mel, who essentially transformed my professional career. Thank you for the trust.
______________________________________________________________________________________________________



​​​​​​​______________________________________________________________________________________________________
#27 de abril 2021 | Gril from Rio Memepublicado no Instagram @marca.galo
Macarrão from Brazil  tem que ser o Galo🐓 que é o mais soltinho e fica uma delícia com receitas e sabores do país inteiro. #MarcaGalo #MadeInBrasil 

Case #1 Com essa simples legenda, aproveitando o lançamento do CD da Anitta que viralizou com montagens, seguramos todos os conteúdos que estavam prestes a sair. Produzimos e aprovamos a montagem pela manhã, publicando no horário do almoço. Repostar a publicação nos stories foi o suficiente para atingir o sweet spot do algoritmo. No fim da tarde, a publicação tinha recebido 25 mil curtidas. Considerando que na época tínhamos 17 mil e poucos seguidores, o número final ficou bonito no relatório do fim do mês.
Foi uma decisão simples da equipe que gerou um alto engajamento positivo


______________________________________________________________________________________________________
#21 de fevereiro 2021 | Referência Big Brother Brasilpublicado no Instagram @marca.galo
Prova de resistência é conseguir comer só uma Rosquinha Galo, né?! Porque já sabemos... depois que abriu, não queremos mais parar! No Portal Galo, você também encontra receitas irresistíveis para aproveitar suas Rosquinhas! Visite receitasgalo.com.br #SabordoBrasil #MarcaGalo #ProvaResistencia

Case #2 Esse é um exemplo de conteúdo elaborado para aparecer como patrocinado no feed das pessoas. Em parceria com o time de dados, tínhamos alguns briefings especiais com objetivos variados, como alcance, engajamento, levar para um link externo, etc. Junto com a Gisely, desenvolvemos conteúdos como este, tirando proveito da pauta Big Brother Brasil e adicionando posts de oportunidade no nosso calendário para acompanhar a timeline da TV nacional. Nessa oportunidade, usamos o produto rosquinha para vincular com as novas receitas doces compartilhadas no site. Nos comentários, exemplos de feedback que recebemos.


______________________________________________________________________________________________________
O único segredo para ter uma boa lasanha à mesa é escolher ingredientes especiais, como a massa Galo, que deixa suculenta e firme na medida certa. E, na hora de montar, você já sabe qual a sequência correta? #MarcaGalo #Lasanha

Case #3 Debate de pauta: Você exagera para montar uma lasanha ou segue "as regras" da culinária? O assunto gerou tanta discussão que sabíamos que ia render bastante conteúdo. Mas nosso primeiro post foi o de maior sucesso. Usando a pauta para exaltar as qualidades da Massa Galo, nosso approach simplista para a montagem despertou uma enxurrada de receitas caseiras sendo compartilhadas. Esse conteúdo, a princípio orgânico, começou a ganhar bastante comentário, chamando a atenção do time de Monitoramento. Após uma intervenção do time de Mídia, o conteúdo teve mais de 1 milhão de visualizações e 500 comentários.


______________________________________________________________________________________________________
#2 de abril 2021 | Páscoapublicado no Instagram @marca.galo
Case #4 Como descrevi no início, o time tinha uma preocupação constante sobre como se comunicar. A Gisely tem muito conhecimento da cultura brasileira, o que nos passa bastante segurança para abordar características regionais, usar gírias, trejeitos, etc. Porém, os textos exigiam uma atenção maior a outros detalhes da nossa comunicação. Aqui está um dos exemplos que marcou o time.


_______________________________________________________________________


​​​​​​​​​​​​​​#10 de agosto 2021 | Novo Embaixador da marca Galoㅤ publicado no Instagram @marca.galo
Carioca entrou no grupo!!! 🎉🎉🎉🎉 Olha quem chegou pra trazer mais alegria pros nossos dias! Agora estamos soltinhos na cozinha e na comédia também. 😍 Vem muita coisa boa por aí mesmo e fique ligado pra não perder nada, viu?! Vamos nos divertir muito juntos! 🐓 @carioca

#MarcaGalo #SoltinhoNaComédia #SoltinhoPeloBrasil #Carioca


#2 Galo & Carioca
A parceria Galo & Carioca começou dentro do Marketing interno da Selmi; eles já tinham alguma intimidade com o comediante, e de um dia para o outro, a oportunidade de fazer uma parceria com o Galo era real.
Nosso briefing inicial foi uma folha em branco e a orientação de fazer o melhor possível com a oportunidade. Dentro da agência, existia um foco em crescer o site de receitas do Galo. O número de receitas publicadas estava crescendo semanalmente, e produções audiovisuais estavam agendadas; nosso volume de material, principalmente vídeo, estava prestes a explodir. Em 2021, o TikTok não era mais novidade para ninguém. Observando de fora, assuntos como culinária e comédia tinham bastante espaço e geravam números expressivos. Talvez fosse uma boa ideia adotar a plataforma e usar o humor do Carioca como um impulso inicial para nosso perfil.

Com essa ideia na mesa, conversas sobre aderir a uma nova plataforma foram realizadas. Afinal, quanto mais de trabalho isso realmente gera? Precisamos de mais gente para fazer SAC e Monitoramento? Quais as reais expectativas de retorno de um projeto como esse? Entre outras análises do time de Social Media, com mais informações sobre o comportamento do usuário do TikTok e considerando cenários estratégicos pós-Carioca: se bombar, vamos investir mais? E se floppar, faz que nada aconteceu? Muitas pessoas participaram deste processo, e no fim, tudo foi aprovado.

Inicialmente, eu e a Gisely tivemos alinhamentos criativos com nossos Heads. Apresentamos referências de humor e tom de voz para seguir nos quadros. Fizemos uma lista de personagens para executar com o Carioca, com humor variando de Hermes & Renato até Porta dos Fundos. Falando de futebol até música tradicional gaúcha, sempre fazendo link com um produto, receitas ou características da nossa marca.

Com nossos documentos revisados e aprovados, foi hora de envolver o Carioca no processo. Tivemos uma longa reunião de apresentação do projeto, das ideias, conceitos, e ao fim foi quando refinamos e misturamos os roteiros e personagens iniciais. Nossa lição de casa agora era transformar todas as ideias em roteiros coerentes.

algumas inspirações e referencias de humor: Esse Menino / Vittor Fernando / Raquel Real

A primeira versão do material, por conta da Covid-19, o Carioca gravou sozinho, por conta própria, e enviou para nós editar, e apesar de ter ficado como esperávamos, faltou algo. Numa reunião que tivemos para perguntar a opinião dele, ele propôs de irmos até a casa dele para podermos dirigir as ideias. No fim, foram 2 dias de produção, 5 dias de edição, 18 roteiros aprovados, 16 vídeos no ar e 4 bônus.


#28 de agosto 2021 | #1 Teaserpublicado no Instagram @marca.galo
Chegou a hora de se soltar na comédia e descobrir muuuitos sabores que estão juntinhos do macarrão mais soltinho do Brasil. Mas claro, vamos fazer isso daquele jeito que nós amamos, né?! 🐓 Com o riso solto porque rir é gostoso demais!!! 🥰🥰 De brasileiro a gente entende, afinal, temos o macarrão mais soltinho e amado do Brasil. Vamos descobrir todas essas receitas deliciosas do nosso país? Vem com a gente! @carioca #MarcaGalo #GaloECarioca #SoltinhosNaComédia


______________________________________________________________________________________________________

​​​​​​​#3 Projeto Stickers
Esse projeto é uma mistura de um pedido inocente do cliente com a gente procurando o que fazer. Inicialmente, esses emojis estavam arquivados em algum drive do Grupo Selmi e um dia nos enviaram perguntando se dava para usar em alguma coisa do dia a dia. Inicialmente, a ideia era só adicionar como um elemento das redes sociais e seguir em diante. Mas, a data comemorativa mais aleatória do ano despertou uma ideia em nossas mentes: o Dia Mundial do Emoji.


Nos relatórios de monitoramento, com o engajamento crescendo mês a mês, começamos a reparar na quantidade de pessoas usando o emoji padrão de Galo para falar com a marca. Marcas de referência adotam os corações para combinar com suas cores, como iFood ❤️, Twitch 💜, PicPay 💚. Galo precisava agir com mais presença, afinal, estamos falando do Macarrão do Brasil 💛🐓.

Nosso maior problema estranho nas redes sociais era o fato das pessoas confundirem nossa marca com a marca de azeite Gallo. Inúmeros comentários aleatórios e pessoas marcando nossa página em garrafa de azeite aconteciam no mês. Nunca conseguimos entender o porquê, mas despertou a vontade de se destacar mais no trabalho para que isso não pudesse acontecer mais.


Com toda a seleção dos emojis que vamos adotar na comunicação, o que vamos usar no SAC, os que não vamos usar... ficou claro que esses gifs que estávamos chamando de emojis não tinham o mesmo peso ou graça, já que estava ali só pra gente usar. Então o desafio, como disponibilizar isso no celular das pessoas? Stickers pra WhatsApp! Galo é do povo, o povo conversa mandando stickers, audios, emojis. Esse era o caminho.

O time de desenvolvimento já tinha um chatbot funcional que estavam desenvolvendo para outra marca do grupo, adaptar um novo fluxo para enviar os stickers seria mais fácil do que criar algo do zero. Numa reunião com de fluxo do bot alguém parou para gravar um stories e veio a ideia de descobrir como disponibilizar isso nos gifs personalizados dentro do Insta? No fim era a coisa mais fácil do mundo e o plano de colocar esses emojis no celular para as pessoas usarem estava dando certo.

Esse foi um trabalho que, inicialmente, não teve muito destaque; o máximo de investimento, acredito, foi comprar um chip para o número. Desenvolvemos em paralelo com outras coisas; a equipe de copy estava preocupada em evoluir a linguagem para expandir para o site de receitas, enquanto a equipe de criação estava atolada de vídeos para editar e motion para produzir.

Como foi algo desenvolvido no tempo ocioso, quando apresentamos para a diretoria essa iniciativa que queríamos colocar no ar, o trabalho foi muito bem recebido e recebemos o ok para terminar a implementação.
Dias depois de colocarmos no ar, ficamos sabendo que íamos trabalhar com o Carioca, e nosso foco precisava ficar só na ação com ele. Esse projeto e seus assets acabaram se perdendo com o tempo.


#17 de julho 2021 | Dia do Emojipublicado no Instagram @marca.galo
Claro que o Galinho ia tá com a gente no dia do emoji, né?! 🐔😍 E qual deles combina mais com você? A partir da próxima semana vai ser possível ter todos eles disponíveis no seu celular.. Não vemos a hora de enviar pra todo mundo!! Aguarde. #MarcaGalo #Emojis


#19 de julho 2021 | Lançamento do ChatBotpublicado no Instagram @marca.galo
Chegou a hora!!! 🐔🐔🐔 Agora você pode ter todos os Galinhos aí mesmo no seu celular pra deixar suas conversas mais soltinhas e divertidas. 😍 Quer receber? 📱 Basta enviar uma mensagem pra (19) 9 9375 0905 que estamos por lá prontinhos pra mandar pra todo mundo! Vamo nessa?! Estamos te esperando. #MarcaGalo


______________________________________________________________________________________________________

Conseguimos colocar os gifs no ar somente em 12 de setembro, e até 3 de outubro, já tínhamos um milhão de visualizações acumuladas. Como Galo, na época, tinha uma boa parceria com influencers, aproveitamos das publis para pedir para eles usarem e, em alguns casos, mostrar para os seguidores como achar.

Uma coisa que me intriga até hoje é que a única tag que utilizei foi "marca galo", então, tecnicamente, se você procurasse por macarrão ou funny, nosso gif não apareceria. A plataforma não deixa você ver quais visualizações vieram de onde. Pelo menos serviu para validar que o estilo dos emojis aparentemente é bem recebido.


Uma última provocação ao leitor.
Estava no pipeline ou foi inspirado? acho que nunca saberemos.

💛🐓

​​​​​​​______________________________________________________________________________________________________

Cliente: Galo
Agência: House of Hagens
Gerencia: José Neto
Liderança Criativa: Lucas Esteves - Melissa Rodrigues
Atendimento: Meire Marcondes
Criação: Augusto Mercurio
Redação: Gisely Mendes
Revisão: Daniela Lellis
SAC / Monitoramento: Julia Hirano
Midia / Performance: Mayara Valliero - Bruno Alves
Implementação e Desenvolvimento: Lab Hagens



​​​​​​
#1 início do dia. passando cronograma e caracterizando personagens | #2 improvisando acordes e testando jingles | #3 revisão do roteiroda rádio carioca | #4 Eu e a Gisely | #5 premiere crashado.


(PT) Se você viu tudo e chegou até aqui muito obrigado. Fico no aguardo do seu comentário com feedback sobre os trabalhos.
(EN) If you've seen it all and made it this far, thank you very much. I look forward to your comments and feedbacks.
Marketing Digital
Published:

Owner

Project Made For

Marketing Digital

Quando trabalhei na Hagens, meu principal cliente tornou-se a Marca Galo. Como diretor de arte responsável, tive a oportunidade de cuidar a prese Read More

Published: