Assim como a carapaça do tatu-bola o Carapacho Hotel também quer ser refúgio. A ideia mais forte em relação ao conceito está na “casca” (misto de estrutura metálica e madeira plástica) que envolve o corpo de concreto branco do edifício principal nas fachadas norte, leste e oeste. 
A fachada sul fica livre, pois por ter uma vista privilegiada,recebe as sacadas dos apartamentos. Os apartamentos estão dispostos em repetição formal e, assim como o interior de suas sacadas, são revestidos, predominantemente, em madeira (material que confere maior aura de aconchego).
O distanciamento da massa em relação a carapaça de madeira permite a ventilação dos ambientes em todas as fachadas. O último pavimento, também mantém esta distância verticalmente à sul, o que permite a passagem dos ventos dominantes, que atravessam as aberturas nas lajes e fornecem uma renovação de ar constante às circulações centrais do edifício, além das aberturas convencionais.
 
Os materiais utilizados em maior escala são: concreto branco, madeira , metal. São materiais básicos e juntos mesclam o rústico ao sóbrio. O resultado é uma estética limpa, porém sem perder o "calor". 
O protótipo das cabanas distribuídas pelo ambiente também é fiel ao partido em sua forma. A inclinação de sua cobertura confere uma gradual ampliação do pé-direito interno. A inclinação termina sem arestas, termina em curva e “desliza” para a parede posterior do bloco, cria uma unidade em sua cobertura em shingle, e que, ao final também assemelha-se à carapaça. A ambiência desta suíte é uma mescla do pitoresco e o moderno, a mobília dominante surge das paredes como se fizesse parte destas. 
Como função secundária o hotel abriga um restaurante, uma bomboniére e uma farmácia, que estão abertas, também, à não hóspedes, para suprir a demanda de necessidades básicas já citadas, uma vez que não há equipamentos como estes nas proximidades do hotel.
A mescla de linhas retas, inclinadas e curvas organiza uma aura sessentista à construção. Os materiais empregados conferem-lhe aconchego visual e térmico. Todos os ambientes, do lobby aos quartos contam com um pé-direito grande (superior à 3,5m), o que desafoga o ambiente e o torna contemplativo além de confortável.
Protótipo de cabana Carapacho | design interior.
Protótipo de cabana Carapacho | design interior.
Protótipo de cabana Carapacho | design interior.
Protótipo de cabana Carapacho | design interior.
Protótipo de cabana Carapacho | design interior.
Protótipo de cabana Carapacho | design interior.
Carapacho Hotel
Published:

Carapacho Hotel

O Carapacho Hotel fica às margens da BR 282, na cidade de Xanxerê, Santa Catarina. A sua localização perimetral, em zona de franca expansão, próx Read More

Published: