sobre masculinidades

Discutir as masculinidades e o ser homem, suas performances e suas repercussões se faz muito necessário na nossa sociedade. Pensando nisso, para o meu projeto de conclusão, desenvolvi um periódico semestral chamado sobre masculinidades, que tem como objetivo tornar o conhecimento e a discussão mais acessíveis a todos, reunindo ensaios e artigos sobre os estudos da masculinidade que analisam e discutem a forma como sua construção foi feita e como é regulada, como ela afeta o cotidiano e limita nossas vidas, além de apresentar novas perspectivas do que se denomina como masculinidade. 

O conteúdo textual desse primeiro volume que tem a infância como foco é composto por oito ensaios e artigos. Textos com conteúdos de psicanálise, antropologia e história que contestam a naturalização da masculinidade, exemplificando e desconstruindo seus signos e rituais. 

Divididos em quatro partes que representam diferentes ambientes e momentos da vida de uma criança, a publicação aborda assuntos transitam entre a educação familiar e escolar e a regulação da masculinidade por meio de artefatos e convenções.  

-
2019 Sobre Masculinidades é um projeto de conclusão da graduação de Design na PUC-Rio.



Regulação da expressão apresenta textos que falam sobre a aquisição e formatação dos papéis sociais de gênero nas crianças, sobre a forma como elas percebem essa diferenciação dos gêneros e sobre como os pais são forçados pelas convenções sociais a moldar seus filhos a partir disso.




Regulação pela educação é composto por textos que investigam a forma que as crianças entendem as questões de gênero no ambiente escolar e familiar e como esses ambientes respondem a esse processo de socialização de gênero e como realizam a sua manutenção.




Regulação por artefatos tem textos que discorrem sobre como os corpos e expressões de gênero infantis são moldados a partir do meio no qual vivemos, as expectativas geradas a partir do sexo e de como brinquedos e roupas atuam na produção e reprodução dessas representações. 




Na última sessão, adolescência regulada, os autores demonstram a partir de pesquisas de campo, a forma como os adolescentes percebem e entendem as questões de gênero e evidenciam como suas vivências foram reguladas pela masculinidade na infância.




Sobre Masculinidades é um projeto acadêmico sem fins lucrativos.
Foi produzida apenas uma edição para apresentação na banca final.
Não possuo direitos autorais sobre nenhum dos textos utilizados na publicação.
Todas as imagens foram feitas por mim.


sobre masculinidades
Published:

Owner

sobre masculinidades

Sobre Masculinidades é meu projeto de conclusão da graduação de Design na PUC-Rio. (2019)

Published: