• Add to Collection
  • About

    About

    Este livro é o registro gráfico do processo de construção do design editorial do EP "Tight as a Tie", da banda The Makers.
    Published:
LIVRO "REGISTRO"
Este é o projeto que explica o design editorial do EP "Tight as a Tie", produzido no outono de 2014, pela banda The Makers.
 
Conteúdo, design e conceituação: Vinícius Fonseca
Fotografia: Daniel Augusto
Ilustração: Rogério Carvalho
IMAGEM / TEXTO / GRID
 
Os três pilares do design editorial foram a base do estudo de construção do projeto gráfico do EP "Tight as a Tie". Mostrando cronologicamente como os assuntos foram tratados, o livro segue com o registro fotográfico e mostrando como cada um desses pilares age sobre os outros e como estão atrelados.
Todo o processo foi fotografado e usado como exemplificação imagética de cada momento estudado.
O SUPORTE / O CD
 
A partir dos estudos previamente vistos, todo o conteúdo é aplicado nos suportes, começando a partir do compact disc. Esse é o principal suporte na demanda de produção.
EXPERIMENTE
 
Neste momento da leitura, o livro oferece a oportunidade do manuseio do próprio compacto. Além do alcance palpável, o leitor pode pausar a leitura para ouvir o EP e experienciar com mais um sentido a produção da banda e do projeto gráfico.
O LP
 
O disco de vinil é uma opção oferecida pela qualidade emocional e de qualidade oferecida pelo processo de gravação. A intenção da produção desse suporte é muito relacionada à venda da experiência ao consumidor.
A PROPOSTA
 
O "pen card" é o último suporte oferecido no "Registro", mostrando a versatilidade que projeto gráfico proporciona. Apesar de não ter sido criado fisicamente, essa nova proposta está no ponto para uma futura produção.
Afim de contemplar, proteger e facilitar o transporte das partes do projeto, foi desenvolvido uma luva. Agora o livro "Registro", os encartes do LP e CD, e o "bureau" determinam a singularidade do projeto gráfico.
O BUREAU
Desenvolvido paralelamente ao livro "Registro", o Bureau #001 é o primeiro de uma futura série impressa sobre o que está acontecendo de novo na cena autoral independente belorizontina. A idéia é criar uma rede de pessoas e seus respectivos projetos musicais, de forma que cada músico nomeado (trendsetters), fala sobre o momento vivido pelo mesmo e/ou seu projeto e finalmente nomeia o próximo músico convidado. Essa primeira edição aborda 17 nomes da cena ativa de BH.
 
Este projeto foi produzido a partir de uma proposta acadêmica do curso de design gráfico, da Universidade Estadual de Minas Gerais - Escola de Design