user's profile

CINEMÁTICA

Na cinemática, faz-se basicamente uma descrição do movimento a partir de medidas de comprimento e tempo que definem três grandezas fundamentais: posição, velocidade e aceleração. Por isso, faremos um estudo da importância das medidas e das grandezas com suas unidades de medida, assim como da distinção entre grandezas escalares e vetoriais e como tratar cada uma.
A cinemática é uma parte da mecânica que descreve o movimento a partir de medidas relacionadas ao comprimento e ao tempo. Sendo assim, é importante, antes, fazermos um estudo sobre a importância das medidas.
A Física é uma ciência experimental, e fazer medidas é uma prática comum e importante. Chama-se grandeza tudo aquilo que é mensurável, como: comprimento, tempo, massa, velocidade, força, pressão e corrente elétrica, etc.
Medir uma grandeza significa atribuir a ela um valor numérico baseando-se em uma comparação com uma unidade de medida, como: metro, segundo, quilograma, newton, pascal, ampere, etc. Sendo assim, toda grandeza deve possuir uma unidade de medida.

Grandezas escalares
Algumas grandezas são compreendidas apenas quando conhecemos seu valor numérico e sua unidade de medida, como a massa e o intervalo de tempo. São as chamadas grandezas escalares. Também podemos citar como exemplo a temperatura, o volume, o comprimento, a energia e a pressão.
Grandezas vetoriais
A Física lida com inúmeras grandezas e algumas delas necessitam de mais informações, além do valor numérico, como sua orientação. São as chamadas grandezas vetoriais, pois são tratadas por uma linguagem matemática dos vetores. Deslocamento, velocidade, aceleração, força, são exemplos de grandezas vetoriais.
CINEMÁTICA
Published:

CINEMÁTICA

Published: