UX case study: Ibike aplicativo de aluguel de bicicletas
Introdução

Projeto desenvolvido como parte do curso “Profissão: UX/UI Designer” da EBAC, Escola Britânica de Artes e Tecnologia. Como objetivo principal, fui destinada a escolher um tema para desenvolver um projeto visando toda a trajetória de um produto digital, partindo da idealização à prototipagem, durante o período de formação no curso. Escolhi um tema que está presente no meu dia a dia e também no de milhares de brasileiros: a mobilidade. A situação dos transportes públicos no país, o preço dos transportes privados, além do aumento do sedentarismo e da morbidade no país, me levaram a pensar em como ajudar a área de aluguel de bicicletas a ganhar mais espaço, eficiência e visibilidade, sendo acessível para todas as idades e com maior alcance em várias cidades do país.
Descrição do Problema

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%. A fim de evidenciar a importância de manter o olhar sobre o tema, 10 de março é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

Por definição, a OMS considera sedentários adultos entre 18 e 60 anos, quando estes não realizam ao menos 150 minutos semanais, ou seja, 30 minutos, cinco vezes por semana, de atividade física de leve a moderada.

De um modo geral, o transporte público no Brasil é considerado ruim e ineficiente, com passagens caras e ônibus frequentemente lotados, veículos em condições ruins, além do grande tempo de espera nos pontos de ônibus e metrô.

O número de carros não para de crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.

Os dados indicam que, quanto mais carros nas ruas, mais há poluição. Isso resulta da estrutura dos principais tipos de veículos ainda muito comuns no mundo, aqueles com motores à combustão. Eles se utilizam da queima de combustíveis fósseis — álcool e gasolina, por exemplo — para alimentar o funcionamento geral.

No resultados liberados em maio de 2023, foram divulgados pelo Ministério da Saúde, os números oficiais consolidados de mortes no trânsito brasileiro em 2021. Segundo os dados, morreram 33.813 pessoas em decorrência do trânsito brasileiro. O número é aproximadamente 3,4% maior que o registrado em 2020. Também é maior que o número de óbitos de 2019, quando o Brasil registrou 32.667 mortes por acidentes de trânsito.
Benchmarks

Existem poucos aplicativos disponíveis no mercado, sendo o Bike Itaú projeto que atua em parceria com a TemBici, o único de alcance nacional e internacional, por também ser aplicado em algumas cidades da américa latina como as capitais Buenos Aires e Santiago. Encontrei também o E-moving, mas este funciona como uma forma de aluguel mais exclusiva com contratos de altas demandas e apenas funcionando na área metropolitana da capital paulista, com bikes elétricas e de alto custo.

Também é possível encontrar outros aplicativos de aluguéis de bicicletas em níveis micro, operando apenas em uma ou duas cidades que são fronteiriças como o BikeMania em Belo Horizonte, cidade que não possuem o sistema do TemBici, porém este não é um produto digital, sendo utilizado majoritariamente para passeios turísticos com preços demarcados por hora, possuindo diferentes tipos de bikes como triciclos 
e bikes duplas.

Não havendo assim nenhuma concorrente direta ao projeto do Bike Itaú e TemBici. O que pode vir a abrir um leque grande de possibilidades, visto também que o mesmo apenas abrange 7 das 27 capitais brasileiras.

A TemBici também funciona dissociada do Bike Itaú em 2 dessas capitais, sendo elas Brasília e Curitiba, onde a greentech opera com outros parceiros como a empresa de telefonia móvel Claro e a gigante do sistema de delivery de comida Ifood. Tendo esta última interesse direto no sistema visto que uma boa parte dos seus entregadores afiliados utilizam-se do sistema de aluguéis de bike para realizar as entregas. Embora não haja nenhum plano específico para a categoria.

Matriz CSD

Certezas:

Alta do sedentarismo, transporte público precário;

O aumento do tráfego e engarrafamentos geram maiores taxas de stress e mau aproveitamento do tempo

Suposições:

Muitas pessoas deixam de fazer exercícios físicos por falta de tempo ou organização;

Frequentemente as pessoas preferem utilizar serviços como a Uber, para pequenas distâncias, por falta de tempo e outras formas de locomoção.

Dúvidas:

Se as pessoas iriam aderir ao serviço para o dia-a-dia

Se existe uma busca por esse tipo de transporte nas demais localidades as quais ainda não foram implantadas.

Pesquisas

Para obter informações mais precisas sobre o público e os problemas relacionados à mobilidade e eficiência do serviço, elaborei uma pesquisa utilizando o Google Forms e distribuí para vários grupos. No total, 50 pessoas responderam ao formulário. A partir dessas respostas, busquei obter informações demográficas, frequência de uso, necessidades e motivações que explicassem melhor o perfil desses usuários, além de obter insights mais objetivos e detalhados.

Personas e Jornadas

Após analisar os resultados da pesquisa e entender melhor o público alvo, elaborei duas personas que representam bem esse grupo. Ao focar nesses dois personagens, pude direcionar melhor o meu projeto para atender às suas necessidades.
Com os resultados em mãos, elaborei soluções para os principais pains points, assim como melhorias objetivas nos pontos já considerados fortes.

Ideação

A partir da análise das personas e suas respectivas jornadas, identificamos as principais funcionalidades a serem priorizadas no nosso projeto:

Atualização das possíveis formas de pagamento, onde passa ser possível a utilização do cartão próprio do serviço com recargas disponíveis nos totens das estações. Por meio de cartão de crédito/débito e PIX.

Rede Wi-Fi nas estações por meio dos totens, como uma forma de assistência ao usuário que muitas vezes não possui plano de dados móveis ativo, e por isso fica sem utilizar o serviço. Onde seria possível ter acesso à rede por meio da assinatura de um dos planos disponíveis no app.

Lembretes de atualização sobre o tempo percorrido, notificando o usuário quando o período inicial da corrida estiver chegando ao fim.

Inserir no app uma forma de ChatBot para uma melhor relação entre os usuários e a plataforma, criando um sentimento de assistência e segurança aos usuários.

Habilitação de cadeirinha infantil em 20% do número de bicicletas por estação.

Adesão de maior número de bikes elétricas, cerca de 30% por estação, atraindo assim mais usuários, inclusive com 50+ anos e entregadores de delivery, por gerar melhorias na otimização do tempo e na necessidade de esforço físico.

Essas funcionalidades foram selecionadas com base nas necessidades e desafios identificados pelas personas, e serão desenvolvidas prioritariamente para garantir a melhor experiência do usuário.
Protótipo de baixa fidelidade

A partir dos resultados das pesquisas, iniciamos a construção do protótipo de baixa fidelidade do aplicativo, com o foco de solucionar a questão de melhorar a mobilidade dos brasileiros, facilitando a locomoção e optando por opções de lazer mais saudáveis.

Abaixo, algumas das telas elaboradas até o momento:

Teste de usabilidade

O próximo passo foi realizar testes de usabilidade do protótipo de baixa fidelidade com o objetivo de avaliar o flow das principais tarefas do aplicativo, identificando possíveis problemas de usabilidade e otimizando a experiência do usuário.

O teste foi conduzido com seis participantes, convidados a realizar cinco tarefas no protótipo. Embora a maioria das tarefas tenha sido realizada da mesma forma pelos participantes, foi interessante notar que para algumas tarefas, as pessoas pensaram e escolheram caminhos distintos para chegar ao mesmo resultado.

Durante o teste, pude notar algumas dificuldades que os participantes enfrentavam para realizar as tarefas, o que nos mostrou pontos onde seria possível fazer melhorias para a versão de alta fidelidade do protótipo, enriquecendo a experiência do usuário tornando-a mais eficiente e satisfatória.
Style Guide

A inspiração principal para o style do app foi o cinza grafitte referente ao chão de asfalto, que visa a vivência de andar de bicicleta nas grandes cidades em meio ao fluxo do dia-a-dia, seguido pela vivacidade do laranja que inspira energia e movimento; já a escolha do nome optou pelo modernismo ligado à tecnologia, “Ibike” gera ao mesmo o sentimento de tecnologia, movimento e globalização. O nome faz referência aos diversos dispositivos, produtos e correntes com esse tipo de nomenclatura.

A logo se apresenta em formato circular remetendo diretamente às rodas, já os símbolos no seu centro fazem alusão aos “estacionamentos” de bikes. Locais adaptados para os ciclistas disseram suas bicicletas.

Toda a identidade visual da marca foi inspirada na cultura street. A escolha de cores vibrantes e marcantes, bem como a seleção de elementos gráficos, conferem à marca um aspecto autêntico e original.

Para a família tipográfica, foi escolhida a Jost, disponível no Google Fonts, o que torna a aplicação da marca mais adaptável e versátil. A escolha dessa fonte também se deve ao fato de ser uma família completa, concisa que passa a ideia de modernidade e dinamismo.

Protótipo de alta fidelidade

O objetivo do aplicativo é fornecer para os usuários um serviço ágil, moderno, de simples navegação que gere conforto e segurança para o usuário. Fazendo com que estes usuários tornem cada vez mais frequentes a opção de realizar viagens de bicicletas, nas suas rotinas, o que melhora diretamente não apenas a qualidade de vida destes usuários como também do planeta, por gerar cada vez mais energia limpa.

No aplicativo o usuário pode ter acesso a diferentes tipos de planos de assinatura, havendo do Utilitário, de uma viagem única com duração de 40 minutos, ao plano Mensal que possibilita a realização de várias viagens durante o período, cada uma com duração inicial de 1h, sendo realizada cobrança de taxa a partir de cada hora excedente.

Além disso, o usuário poderá se conectar ao Wi-fi da empresa por meio de qualquer plano de assinatura disponível. O ponto de conexão com a rede será disponibilizado por via dos totens pertencentes às estações.

Já na área de notificações, o usuário poderá ver o tempo já percorrido durante sua viagem atual, assim como, distâncias mínimas de estações próximas onde estes usuários poderiam realizar a troca de bicicleta, se assim o preferirem, a fim de evitar cobranças de taxas extras indesejáveis.

Por fim, o aplicativo contará com um ChatBot inserido com a intenção de aproximar o usuário da equipe de atendimento e solução de problemas, onde será necessário ter um plano de assinatura ativo para sua utilização.
Conclusão

No processo de realização deste projeto, meu inicial na área e UX e UI Design, tive a oportunidade de aprender não apenas o processo técnico e teórico, como também a importância do sensorial, das pesquisas, de entender como funciona o comportamento do seu usuário, o que poderia oferecer a eles uma melhor experiência, atender a uma demanda com resultados palpáveis.

Com base nas pesquisas e jornadas do usuário pude identificar diferentes perfis de usuários que fazem uso do serviço. O que mostra a força e potencialidade que este vem, e revela quantos pontos necessários de melhorias poderiam ser realizados para tornar este um serviço cada vez mais habitual e potente na sociedade brasileira.

Com essa ideia em mente, elaborei o aplicativo “Ibike”, em busca de ser utilizado por uma greentech a serviço da mobilidade e meio-ambiente, onde seriam instaladas estações de bikes que estariam relacionadas aos serviços postado no aplicativo. O objetivo é encontrar um apoio financeiro para fornecer o suporte físico e torná-lo acessível a todos.

Esse aplicativo tem opções de diversos tipos de planos de assinatura, podendo também ser utilizado em viagens únicas. Os planos contam com rede Wi-Fi para tornar possível a conexão dos usuários às estações, mesmo se o usuário estiver sem seu plano de dados móveis ativo. Os usuários também poderiam entrar em contato com o suporte, via Chat Bot, caso estivessem precisando de alguma ajuda direta, ex: estar numa estação e não consegui retirar uma bike, e etc.

As notificações vêm também facilitando as viagens dos usuários, uma vez que sempre a viagem estiver próxima do limite inicial o usuário será notificado, e também avisado das estações mais próximas locais.

Os próximos passos incluem a construção de mais telas como: diferentes opções de planos, telas de notificações, de viagens percorridas, de perfil do usuário, entre outras.

Com o aumento do sedentarismo no Brasil, a alta demanda de carros, o preço e precariedade dos transporte, aumento do valor do combustível e toda a poluição ambiental e sonora geradas por esses meios, este projeto tem um papel importante em buscar cada vez mais o interesse do cidadão brasileiro por esta forma saudável e benéfica de transporte, tanto para lazer quanto para simples locomoção. Acredito que esta é apenas a etapa inicial para algo um caminho muito interessante e desafiador, e me sinto motivada para ver o impacto positivo que este projeto pode ter na sociedade brasileira.

Obrigada a todas e todos que leram até aqui, e espero que você se entusiasme junto comigo rumo a um novo futuro!
Case Study: Ibike
Published:

Owner

Case Study: Ibike

Published: