Cartaz de Sensibilização
Contexto: O presente trabalho ocorre no seguimento da criação de um cartaz campanha de cariz social ou ambiental, da respetiva unidade curricular Metodologias em Design. Este projeto teve como finalidade capacitar os alunos para uma prática de rigor e de criatividade no âmbito da composição gráfica através do uso da imagem criativa vs composição gráfica.
 
Este projeto teve como inicio a seleção do tema a abordar e a respetiva identidade organizacional/ institucional. Esta escolha desenvolveu-se sobre o BodyShaming nas mulheres, com a identidade “Ordem dos Psicólogos”, associada. No decorrer deste trabalho foi seguida a metodologia projetual de Bruce Archer (“3 stages of design process).
A construção final deste cartaz foi criado para que o problema do BodyShaming pudesse mostrar relevância na sociedade atual. Desta forma, a comunicação criada passou como se fosse um “Conteúdo Sensível” sendo completado como imagem que poderá ofender ou incomodar algumas pessoas, pois o problema que se encontra neste tema está na sociedade que impõe corpos ideais principalmente nas mulheres. Além do mais, a imagem presente mostra uma mulher sobreposta por uma película transparente, onde se encontras os insultos “aparentemente inocentes” ditos nos dias de hoje. Esta película além de representar estes insultos, representa uma barreira que é imposta pela sociedade.
BodyShaming
Published:

BodyShaming

Published: