Rafael Sudano's profile

Exposição 200 Anos de C&T no Brasil

Exposição 200 Anos de Ciência e Tecnologia no Brasil: Um Olhar a partir dos artefatos
A criação de uma identidade visual sempre parte de um problema: dar forma e estrutura a um conceito, propondo soluções viáveis e otimizadas para a transmissão da mensagem, prevendo e evitando ruídos neste canal de comunicação entre concepção e usuário. Para a Exposição 200 Anos de Ciência e Tecnologia: um olhar a partir dos artefatos a solução passava por desanuviar fluxogramas biográficos e descritivos de objetos científicos, com suas origens de fabricação, procedências, destinos, autorias e usos, denominados mapas conceituais. Dado o espesso volume desses conteúdos, assim como a sua ininteligibilidade, em virtude de seu viés estritamente técnico, como seu caráter insólito em uma sociedade alijada de seu arcabouço histórico e de sua memória, a solução passava, impreterivelmente, por tornar essas informações acessíveis ao grande público. Desta forma, a paleta de estilo, moodboard, que norteou a criação da identidade visual compilou elementos da cultura pop, visando gerar familiaridade imediata e atrair o usuário à uma visitação imersiva e fluida, contornando o entrave comunicacional oriundo de mapas tão técnicos. Além do desafio de tornar palatável seu conteúdo, a temática precisava ser condensada em um logotipo pregnante e direto, composto por elementos que reiterassem o que se buscava comunicar.
A estética pop art se desdobrou em braços que harmonizassem com essa proposta, como cultura HQ (história em quadrinhos), tipografia vernacular e leitura hipertextual. Assim, a transfiguração de textos técnicos em formas e gráficos, estruturas narrativas hierarquizadas, como boxes e balões, paleta de cor sustentada nos matizes primários e dimensionamento espacial ampliado, extravasando o conteúdo das vitrines onde os instrumentos fossem expostos para todo o ambiente da sala, culminaria em um impacto visual cativante que retivesse a atenção do visitante de imediato, expandindo para uma leitura fisicamente exploratória que guiasse seu percorrer pelo espaço expositivo. Todos esses elementos gráficos estão compilados nesse moodboard que se tornou âncora e referência das composições que viriam a se concretizar na exposição.
Para compor o espaço expográfico foram desenvolvidas peças para adesivagem, em diversos tipos, ilustrações, vídeos, trilhas e material multimídia interativo, papelaria, além de automação em diversas salas e um espaço instagramável. O catálogo da exposição está em desenvolvimento.
Salão Nobre do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Folder da Exposição 200 Anos de CIência e Tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos
Vídeo em exposição na entrada do Salão Nobre
Vinheta produzida para apresentar a exposição na entrada do Edifício Sede do MAST.
A inauguração da Exposição contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da deputada federal Jandira Feghali, de diversos diretores das unidades vinculadas, além de outras autoridades.
Exposição 200 Anos de C&T no Brasil
Published:

Owner

Exposição 200 Anos de C&T no Brasil

Published: