DESCENTRO

ABOUT
DESCENTRO: uma inteligência própria que se aprofunda nas vivências reais de pessoas dos diferentes Brasis para ajudar as marcas a impactarem e se aproximarem de maneira autêntica as comunidades desejadas. Essa história de focar em Belém só durante o Círio, tratar o nordeste inteiro como se fosse igual e retratar pessoas a partir de estereótipos culturais já não basta mais para gerar conexão.

Sabe aquelas coisas sobre uma cidade que não importa o quanto a gente procure, não dá pra encontrar no Google e nem no ChatGPT? São sobre essas coisas que a DESCENTRO veio falar.


fi-la-te-li-a
Classe gramatical: substantivo feminino
Plural: filatelias


Etimologicamente formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a Filatelia é normalmente definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.

A identidade de Descentro se apoia no conceito da filatelia.

Abordamos o estudo através do ponto de vista dos próprios selos, que são materiais pequenos, mas que podem conter anos de história gráfica geografica traduzidas. 



As cores vibrantes e os elementos abstratos não foram escolhas puramente estéticas mas sinestésicas. Ao visualizar qualquer uma das construções visuais que fazem parte da identidade, a pessoa trem a sensação inconsciente de descentralização, o que ajuda a passar a mensagem, reforçar o conceito e construir para a marca.  

Para além de posicionar a marca Descentro, a identidade desenvolvida para a marca é capaz de se aprofundar, explicando visualmente seu conceito e fazendo, por meio dos elementos ilustrados, do estilo de animação e do sound branding, com que as pessoas sintam o que, descentralizar, realmente significa.

Design and Art Direction for DES©ENTRO, the new report by KOGA.
(the DOJO™ behavioral studies unit.)

The project includes 5 stages: 
Creative & Art Direction / Visual Identity / Motion System / Sound Branding.


AGENCY: DOJO.DO
STUDIO: RONIN
YEAR: 2023

DESIGN LEAD: Igor Berck
DESIGN & ART DIRECTION: Diego Silva, Felipe Rizo, Igor Berck, Lukas Kawakami, Lucas Oliveira
CONCEPT: Henrique Porto, Leandro Neves

3D: Lukas Kawakami
MOTION: Gabriel Ferrari, Hugo Romero
SOUND BRANDING: Lucas Oliveira

TYPES IN USE: Neue Haas Grotresk Display by Linotype, Supply by PANGRAM©
DESCENTRO
Published: