Ponto de táxi | Design

Industrial Design
     Este projeto foi visou solucionar os presentes problemas dos pontos de táxi na cidade de São Paulo, e mais especificamente no bairro do Butantã. O grupo então visitou diversos pontos de táxi na cidade, conversando com taxistas e usuários. Dessa forma foi possível levantar problemas relativos ao produto em si, à sua instalação, às condições das calçadas do bairro, ao cotidiano de trabalho dos taxistas e à satisfação dos usuários do serviço de táxi. Entre eles, os mais comuns diziam respeito à falta de padronização dos pontos de táxi, à infra-estrutura mínima de trabalho, sinalização adequada, conforto, segurança, vandalismo, iluminação e proteção contra sol e chuva.
 
     O projeto foi então desenvolvido com base em um sistema modular, criando três possibilidades de pontos de táxi a partir das mesmas peças e sistema construtivo. Dessa forma, de acordo com as necessidades dos taxistas e usuários, bem como das condições locais das vias e calçadas, instalam-se os pontos mínimos, médios ou máximos.
Ponto mínimo.
O ponto mínimo prevê apenas os requisistos básicos para um abrigo de táxi. Ele contém identificação do ponto, número do telefone para contato, armário para aparelho de telefone, lixeira, abrigo de sol e chuva, coleta de água pluvial, fornecimento de energia elétrica e iluminação.
Ponto médio.
Além dos mesmos itens do ponto mínimo, o ponto médio passa a ter dois pilares e uma maior cobertura. recebe também um módulo de armário, onde é possível os taxistas guardarem alimentos, equipamentos de limpeza do ponto e dos veículos, TV, aparelhos telefônicos e etc. Atrás do armário, um painel para publicidade, revertendo em fundos para a prefeitura ou para os taxistas. Vidros para maior proteção contra intempéries. Bancos de espera para taxistas e usuários.
Ponto máximo.
O abrigo de maior tamanho recebe maior área de cobertura, dois bancos e dois armários. Pode ser aplicado em calçadas largas e em pontos com grande quantidade de táxis e usuários.
 Ponto médio.
 Vista do teto e do painel publicitário
 Ponto máximo
 Vista do teto e do painel publicitário
Estudo da localização dos pontos de táxi no bairro do Butantã, São Paulo - SP
Simulação do abrigo médio aplicado em uma das ruas do bairro
Simulação do abrigo médio aplicado em uma das ruas do bairro
Modelo em escala feito em papel vegetal, papel couro, sulfite e acetato.
 
Modelo em escala feito em papel vegetal, papel couro, sulfite e acetato.
Desenho do ponto máximo mostrando os subsistemas de armários, bancos, cobertura e pilares
Desenho do subsitema do pilar e seus componentes
Desenho do subsitema da cobertura e seus componentes
Projeto por: Hugo Chinaglia, André Noboru, Guilherme Souza e Wesley Lee
Ponto de táxi | Design
Published: