Sara Neto's profile

Retrato do Povo Lusitano

RETRATO DO POVO LUSITANO - PORTRAIT OF THE LUSITANIAN PEOPLE
Made for the Contest FNAC Novos Talentos 2023

PT

O seguinte projeto fotojornalístico, denominado por “Retrato do Povo Lusitano”, tem como objetivo representar o povo português através da minha avó, a Marisa Ferreira Neto. Acompanhei-a durante o seu dia e fiz questão de capturar o real em todas as imagens – nenhuma é encenada, com a exceção de um retrato, e a edição foi realizada de maneira a não destorcer a génese das fotografias. O trabalho divide-se em três momentos: um de manhã, onde toma o pequeno-almoço, cuida do jardim e relembra memórias passadas através da pintura; um à tarde, onde vai à Igreja realizar os serviços de atendimento espiritual em conjunto com o Prior da sua Paróquia; e um à noite, onde se junta por videochamada para ser anfitriã do Grupo de Oração, onde pessoas de todo o mundo se juntam para rezar.

Mulher determinada, pragmática e acima de tudo humilde, que põe muitas vezes os outros em primeiro lugar em vez de si própria. A Marisa, através da Igreja Católica, ajuda todos que a procuram através da Escuta-Oração – serviço da misericórdia do Senhor com um atendimento espiritual personalizado.

Não só, a Marisa toma o sumo de laranja de manhã, com o café Nespresso e a carcaça de pão da padaria mais próxima (juntamente com um agregado gigante de comprimidos que toma para a sua saúde). A Marisa cuida das plantas, estende as roupas e pinta com tinta de aguarela, acrílico e óleo. Com 76 anos, a própria diz que não pode parar, e que nem quer, com as palavras dela: “Deus meteu em mim a missão de ajudar os outros”, e não cessará até à hora da sua morte.

A Marisa, é assim, uma representação fiel e real daquilo que é o povo português: católica, humilde e sempre pronta para ajudar os outros. Espalha alegria e enche a alma de todos que a conhecem. É uma grande fonte de inspiração para mim e foi um prazer realizar esta peça documental, pois há muito que queria capturar visualmente a vida da minha avó.
1) Ímanes são um espelho da história de vida de uma pessoa: desde as suas convicções, as suas viagens e a sua família.
2) O fortalecimento do sistema imunitário é uma das coisas mais importantes para a Marisa e, por isso, toma uma dose de vitamina C todos os dias.
3) Um triângulo amoroso entre sumo de laranja, pão e comprimidos.
4) Este é o espaço onde a Marisa passa a maior parte do seu tempo, entre a cozinha e o jardim.
5) Preserva muito o seu jardim, gosto de chamá-lo de “Oásis Lisboeta”. Mostra-me uma flor que infelizmente morreu.
6) Continua a tratar do jardim: tira as ervas daninhas, vare o chão, rega as plantas.
7) Entre Luanda, Johannesburg, Alvalade e Belém, assentou-se em Oeiras, onde vive há cerca de 25 anos.
8) A presença do Avó José António é uma tónica na casa da Marisa, tanto física como espiritual.
9) A pintura está muito presente na vida da Marisa, remete para memórias passadas. Ao nosso lado direito, encontramos um retrato de Matisse, um dos seus pintores favoritos. Usa tinta de aguarela, acrílico e óleo, usando sempre cores quentes e muitas vezes as mãos na pintura a óleo para dar um aspeto mais abstrato à sua arte.
10) Legenda sugerida pela própria Marisa, após mostrar o projeto pela primeira vez: “Ambos numa caminhada de vida”.
11) A Marisa e o Júlio (lado esquerdo), sempre que possível ajudam o Padre Pedro (lado direito) na sua missão na Paroquia de Carnaxide.
12) A Marisa e o Padre Pedro na Sacristia, no atendimento da Escuta-Oração.
13) Escuta-Oração. Pelas palavras da própria: ““Escutar e orar” são dois verbos com uma profundidade enorme, porque todo o ser humano gosta de ser escutado, orado e acima de tudo, amado”. Sendo um serviço confidencial, a pessoa encontra-se em anónimo para proteger a sua identidade.
14) A Marisa é anfitriã do Grupo de Oração online todas as segundas-feiras, rodeada sempre de elementos característicos da sua humilde casa.
15) Devido à pandemia, a Igreja foi obrigada a repensar o seu modelo, tal como todos nós. Desde daí que o Grupo de Oração junta pessoas de todo o mundo (Brasil, Inglaterra, República Checa, entre outros) em videochamada para rezar.  
16) O terço, muito importante para a própria.
17) É uma senhora moderna que conseguiu fazer a ponte entre a Igreja e a Internet (embora às vezes ainda tenha de me chamar porque a chamada do Zoom foi abaixo e não sabe porquê).
18) A Marisa vive uma vida espiritual intensa, sentida por todos que a rodeiam.
Retrato do Povo Lusitano
Published:

Owner

Retrato do Povo Lusitano

RETRATO DO POVO LUSITANO - PORTRAIT OF THE LUSITANIAN PEOPLE Made for the Contest FNAC Novos Talentos 2023

Published: