Eliminar toxinas e ser feliz
Eliminar toxinas e ser feliz
Artigo publicado no site: www.alimentarecomer.com
 
          Ainda que uma pessoa busque manter uma boa alimentação e ainda realizar atividades físicas, os resultados de seu regime podem não aparecer como imaginado. O que pode ocorrer em casos como este é a ação das toxinas em seu organismo. Então, é hora de entender um pouco essa história e começar a eliminar toxinas para ser feliz.
 
          O simples fato de manter na dieta alguns tipos de produtos industrializados que possuem conservantes, ou ainda mantermos o hábito de ingerirmos doces, frituras e refrigerantes, mesmo que em poucas quantidades, pode ser o suficiente para sobrecarregar o organismo. Por isso, precisamos nos prevenir e tomar ações para eliminar toxinas presentes nestes tipos de alimentos. Elas se concentram principalmente nas células do tecido adiposo e podem causar uma série de complicações como doenças cardiovasculares, colesterol alto, diabetes e obesidade.
O que fazer para eliminar toxinas
 
          Quando temos uma dieta equilibrada e, por ventura, damos aquela escorregada em uma festa ou nos deixamos levar pelas festas de fim de ano, quando fazemos determinadas “concessões” e nos levamos a consumir alimentos menos saudáveis, menos complicado. Após a tal concessão, nada melhor que fazer, por um breve período, uma dieta desintoxicante e retomar a rotina normal.
 
          Para aqueles que, ainda não possuem hábitos alimentares saudáveis, é hora de selecionar melhor os alimentos e cortar alimentos que causam maiores problemas, incluindo produtos que têm o poder de eliminar toxinas do organismo. Para isso, nada melhor que alimentos que possuam minerais como cálcio, magnésio e zinco, além de ômega 3 e vitamina E. E água, muita água – seja pura, seja em sucos, chás ou água de coco.
 
          Muitos recorrem aos chás, como o chá verde para se eliminar toxinas. Outros chás recomendados são o de gengibre e o chá de Goji Berry que contém mais de 20 aminoácidos, vitamina e antioxidantes e índices incríveis de absorção de radicais livres.
 
          Outro caminho muito procurado por quem visa eliminar toxinas é a adesão a determinados sucos próprios para este fim. Há uma infinidade de opções para agradar a todos os paladares.
Sucos para eliminar toxinas
 
          Alguns sucos bastante comuns para eliminar toxinas são os de cenoura e limão, de alface e laranja lima, e de melão com mamão. O modo de preparo deles é extremamente simples, bastando bater os ingredientes no liquidificador e ingerir em seguida.
 
        Suco de cenoura com limão
 
          Você precisará tão somente de duas cenouras sem casca, o suco de dois limões e adicionar ainda uma colher de sopa de linhaça triturada. O recomendado é que seja ingerido pela manhã, em jejum.
 
                    • A cenoura possui altos níveis de betacaroteno, que atua como antioxidante agindo contra danos celulares, o que retarda o envelhecimento das células. Além de eliminar toxinas, a cenoura ainda possui vitamina A, que depois de transformada em rodopsina pelo fígado atua na regeneração ocular. E ainda, reduz o risco de câncer de pulmão e de AVC, deixa a pele mais saudável e é um excelente antisséptico.
                    • O limão além de eliminar toxinas, ainda é um conhecido aliado do sistema imunológico e combate infecções, devido a componentes como vitamina C, flavonoides, pectina e minerais. Outros benefícios do limão são: hidratação do sistema linfático, ajuda a perder peso, melhora o humor, equilibra os níveis de PH e é um ótimo diurético.
                    • A linhaça, que contém ômega 3, é rico em fibras, fitoquímicos, minerais e vitaminas, além de serem recomendados para quem deseja perder peso e baixar os níveis de colesterol e açúcar no sangue, também atuam, positivamente, no sistema digestório e aumenta os níveis de imunidade no organismo.
 
        Suco de alface e laranja lima
 
          Eliminar toxinas e controlar a ansiedade parece excelente, não? Pois é isso que faz este suco. Para isso, utilize seis folhas de alface, o suco de duas laranjas lima, meio copo de água e suco de um limão. É preciso coar antes de beber.
 
                    • A alface estimula a produção de bílis, fazendo o fígado trabalhar de forma mais eficiente, estimulando ainda eliminar toxinas presentes neste órgão e protege o coração. Possui ainda substâncias que auxiliam no sistema nervoso, agindo como calmante natural.
                    • A laranja lima possui substâncias e nutrientes similares ao limão, trazendo os mesmos benefícios.
 
        Suco de melão com mamão
 
          Por fim, a combinação melão com mamão papaia. Bastando utilizar somente meia xícara cheia de cada fruta e adicionar 150 ml de água de coco, você prepara um saboroso suco que também é excelente para eliminar toxinas.
 
                    • Melão além de propriedades que ajudam a eliminar toxinas, o melão diminui os sinais de stress e fadiga após a realização de atividades físicas, além de reduzir os níveis de irritabilidade e agressividade.
                    • Mamão possui o nutriente conhecido como papaína que colabora para uma melhor digestão de proteínas, reduzindo os problemas ocasionados com a má digestão (para consumir logo após aquela extravagância, não tem nada melhor);
                    • A água de coco riquíssima em vitaminas, aminoácidos, minerais diversos, enzimas e elementos antioxidantes, ajudam o organismo a funcionar de maneira mais eficiente. É considerado um dos melhores reidratantes naturais, outros benefícios são: redução de riscos de doenças cardiovasculares, uma vez que reduz a pressão arterial, atua nas funções renais, previne alguns tipos de câncer, controla níveis de glicemia e circulação sanguínea, possui propriedade antienvelhecimento, etc.
 
          Outros alimentos também entram no rol de desintoxicantes naturais e, como os citados acima podem ser consumidos como em sucos, saladas ou ingeridos diretamente, como as verduras de folhas verdes escuras como agrião e couve, alho e cebola, morango e outros frutos silvestres (conhecidos como berries: framboesa, amora, groselha, etc).
 
          Então, agora você já sabe. Há diversos caminhos para se eliminar toxinas, é só escolher a que mais se adapta a seu paladar. Sucos, chás, saladas, é só escolher. Mas, se possível, dê preferência aos orgânicos, que não possuem agrotóxicos, podem até ser mais caros, mas vale à pena. Caso não seja possível, certifique-se de lavar de forma adequada os alimentos para retirar o máximo de impurezas que puder. Escolha os ingredientes, crie suas receitas para eliminar toxinas e seja feliz!
 
Marcelo Rodrigues
Rio de Janeiro, 2014
Eliminar toxinas e ser feliz
2
205
0
Published:

Eliminar toxinas e ser feliz

Eliminar toxinas e ser feliz Artigo publicado no site: www.alimentarecomer.com
2
205
0
Published:

Creative Fields