Luís Araújo's profile

Identidade Visual: CEATEN

PROJETO DE IDENTIDADE VISUAL
CEATEN (Centro de Estudos e Atendimento em Terapia do Esquema e Neuropsicologia)
São Paulo, Julho de 2020
Localizado na cidade de São Paulo, o CEATEN é um consultório de psicologia voltado para estudos e atendimento em Terapia do Esquema e Neuropsicologia. Com sede no bairro do Campo do Belo (ZS), conta com atendimento presencial e online voltado, principalmente, para crianças e adolescentes, mas que também atende adultos, casais e idosos.

Para construir um sistema visual coerente com o universo da marca, que traduza seus principais valores e funções e que a posicione enquanto autoridade e referência em Terapia do Esquema e Neuropsicologia, a metodologia utilizada percorre uma análise de similares mercadológicos e estéticos apurada, analisando elementos como cores, tipografias, símbolos e atributos conceituais, além de traduzir conceitualmente elementos teóricos de autores como Jeffrey E. Young, que fala do acolhimento das relações terapêuticas, e Donald W. Winnicott, pioneiro na Teoria do Amadurecimento. Também foram produzidos painéis semânticos dos principais públicos para melhor compreensão dos universos sociais, comportamentais e simbólicos retratados, que geraram cores e estilos, além de elementos identitários que pudessem traduzir visualmente os requisitos formais, funcionais e conceituais estipulados para o projeto. Para o tipografia principal do logotipo, foi desenvolvido um tipograma que brinca com elementos conceituais do projeto: contraste entre terminais retos e arredondados e hastes curvas, que representam as movimentações e não-linearidade inerentes aos processos terapêuticos.  

Partindo do conceito de que o psicólogo “ilumina” possíveis caminhos para o paciente (e que esse caminho é permeado de nuances e eventos que também influenciam o caminho em si), toda a visualidade da marca encontra-se em uma atmosfera descontraída, fluida e repleta de movimento, apresentando-se sempre de forma positiva, otimista e acolhedora, para dialogar com o universo infantil, principal público da marca:
As cores principais e a cor secundária foram exigências do cliente para que pudessem dialogar com as cores do projeto arquitetônico do consultório. Já as cores de apoio, foram obtidas a partir dos painéis e semânticos e buscam criar contraste entre as cores principais e secundária, além de oferecerem maiores possibilidades de exercício estético da marca. As tipografias foram estipuladas com base nas análises de similares, com o objetivo de encaixar a marca em um universo estético específico (da psicologia), mas que, ainda sim, traduzam os elementos simbólicos que o projeto necessita:
Assim como o desenho da marca, as aplicações cromáticas são fluidas e podem variar de acordo com a necessidade e funcionalidade da aplicação, sempre respeitando os esquemas estipulados no Manual de Identidade Visual:
Para preservar a legibilidade e a leiturabilidade do logotipo, também foram estipuladas as áreas de não interferência e regras de redução, que garantem o máximo de aproveitamento funcional da marca em situações de usos diversos:
Por fim, foram estipulados patterns institucionais que podem ser aplicados em papelaria, sinalização, redes sociais, materiais promocionais, elementos arquitetônicos, pontos de venda, entre outros:
Identidade Visual: CEATEN
Published:

Identidade Visual: CEATEN

Published: