Nathalia Castro's profile

Edifício Multiuso | Mixed-use Building (TFG)

Edifício Multiuso
Região Central de Curitiba

O terrenoentre o Shopping Müeller e o Passeio Público,localiza-se na porta de entrada do bairro Centro Cívico. Faz parte de umimportante eixo monumental (Av. Cândido de Abreu) e resume-se em um nó entreesta e várias outras vias importantes do centro da cidade.
Pode-seperceber, em diversos pontos dos arredores, a privilegiada visualização doentorno e para o entorno. Fator contribuinte muito importante para essa questãoé o Passeio Público, um respiro natural que resgata o verde e tenta impedir queo meio urbano sufoque.
A região,regada de transporte público, é parte do trajeto diário de incontáveismoradores da cidade e de sua região metropolitana. No contexto, tem-se a presençade certas edificações históricas e muitos edifícios coorporativos e de grandealtura, muitos dos quais compõem a monumentalidade dos eixos viários, porémcomprometem a transparência e insolação do entorno.
Propõe-sehabitação, com térreo permeável de uso público. É importante respeitar o fluxointenso de pedestres existente na região, não impondo barreiras ao transeunteque usa o centro urbano.
A habitaçãovem como forma de preservar a vida na cidade em qualquer momento, não apenas emhorário comercial, trazendo segurança e convívio entre os habitantes. Além dafácil acessibilidade às estruturas centrais. Para quem mora no centro,praticidade torna-se a maior vantagem. A otimização de transporte é um grandefator sustentável.
Tambémjustificado pela localização e alta densidade populacional transitória,prevê-se módulos empresariais, de planta livre, nos primeiros pavimentos, maispróximos da atividade urbana.
A estruturado edifício é constituída de três pilones, que vem a ser os módulos decirculações verticais, e vários módulos que se prendem a estes, através da vigavierendel composta por suas fachadas. Dessa forma, preserva-se a planta livrede estruturas adjacentes, assim como o térreo torna-se permeável. As vigas sãoconstituídas em perfil metálico em formato “I”
A entradado sol é controlada e aproveitada por placas fotovoltaicas móveis na fachada,que funcionam como venezianas nas fachadas norte, leste e oeste. Conforme ouso, o edifício ganha movimento. A fachada sul não goza desse artifício.
Os vaziostrazem janelas para a cidade, possibilitando transparência visual. São de usocomum entre os moradores e usuários do edifício, proporcionando visuaisinteressantes e pontos de encontro e lazer.
No subsolo,constitui-se uma conexão, com espaços comerciais, da futura estação de metrô doPasseio Público com o calçadão da Av. Cândido de Abreu e o subsolo do ShoppingMueller. Tal infra-estrutura incentiva o não uso do carro, pela conexão com ometrô.
Aedificação atende múltiplas necessidades dos usuários, com comércio, alimentação,serviços, moradia e lazer, tendo como referência a Carta de Atenas - desenvolvimento das quatrofunções da vida humana: habitar, trabalhar, descansar e circular.
Estabelecendoum diálogo entre o subsolo ao nível térreo e proporcionando integração paratodos os usuários do edifício, tem-se uma praça rebaixada, que convida ousuário a participar da arquitetura, possibilitando trajetos alternativos - promenade architecturale - já queo terreno é núcleo de inúmeros cruzamentos. A praça, regada de lojas nosubsolo, permite que o potencial seja aproveitando, liberando a superfície,ocasionando ausência de bloqueios para o fluxo. Cria-se um espaço de usocomunitário, com visuais agradáveis e proteção contra os ventos, trazendo umpouco da vegetação do entorno, conectando-os.
Edifício Multiuso | Mixed-use Building (TFG)
Published:

Edifício Multiuso | Mixed-use Building (TFG)

Edifício Multiuso - trabalho final de graduação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. - Multiuse Building - graduation final project, Pont Read More

Published: