Samantha Teixeira's profile

Renúncia ao Auxílio-Mudança

Vocês sabiam que este Congresso já gastou mais de R$40 milhões em "ajuda de custo" para a mudança dos parlamentares? 

O valor foi utilizado no pagamento de 1080 ajudas de custo, de acordo com um levantamento publicado pela imprensa em 2023. 

Isso mesmo, o "auxílio-mudança" é pago tanto para os que encerraram o mandato quanto para os novos eleitos. 

A justificativa é que os parlamentares eleitos precisam arcar com despesas da mudança de estado para o Distrito Federal. Mas, sinceramente, essa justificativa já não faz mais sentido há muito tempo. Afinal, os parlamentares já recebem outras verbas de natureza indenizatória para custear despesas com moradia, seja em apartamentos funcionais, seja com o pagamento de aluguel. Além disso, é muito raro que a mudança seja feita definitivamente para Brasília. E tem mais: o benefício é concedido até mesmo para quem foi reeleito, que não precisam se mudar - visto que já residem na cidade. E para estes, a "cortesia" é em dobro, chegando a R$78,9 mil!

Mas nem todos aceitaram essa regalia. Viu? 

Nós, por exemplo, do Partido NOVO, recusamos o privilégio. Não somente este, mas os váááários outros também! Somos os mais econômicos da Câmara. E olha que isso não quer dizer que somos “mão de vaca” - apenas temos responsabilidade para não gastar o dinheiro que não é nosso! Continuamos trabalhando, com toda excelência, com uma equipe enxuta e lutando pelo fim dos privilégios. Afinal, parece que esquecem quem é o verdadeiro dono do dinheiro. O povo brasileiro! 

Alguém quer se manifestar sobre isso? Acredito que não.

Vale lembrar que lá em 2019, houve uma ação popular contra o presidente desta casa na ocasião. A iniciativa conseguiu abalar as estruturas políticas do parlamento com o objetivo de anular o absurdo que é o auxílio-mudança para aqueles que inclusive não têm o menor direito a tal benefício.Pois os valores pagos deveriam ser devolvidos aos cofres públicos e novos pagamentos deveriam ser impedidos de serem feitos em situações semelhantes. Além, é claro, da reparação dos danos causados já que  o enriquecimento sem causa a um grande número de deputados lesa o patrimônio público de forma indiscutível.

Dado importante! 

A iniciativa recebeu o apoio de mais de 140 mil populares.

Tal ato afronta a moralidade administrativa e desrespeita o Decreto Legislativo 276, por ser elaborado e aprovado favorecendo os interesses próprios dessa classe política.
Essas práticas são muito próximas do patrimonialismo!!! Por essas e outras, não faz sentido manter esse benefício. Esses recursos poderiam ser melhor empregados em outras iniciativas que atendam às demandas da população e ao bom funcionamento das instituições da democracia brasileira. 

Não podemos mais permitir que nossos impostos sejam espoliados dessa maneira. 
É hora de mostrar que a nação brasileira está indignada e desprotegida diante dos desvios do patrimônio público. 

Não podemos mais arcar com o ônus em favor dos mesmos deputados reeleitos e representantes do Distrito Federal que não arredaram pé de sua cadeira e de sua moradia. 

Chega de imoralidades e ilegalidades! É hora de dar um basta nisso tudo e exigir que nossos representantes ajam com ética e respeito ao dinheiro público. 

Infelizmente, ainda há dificuldades em aprovar propostas que combatam esses privilégios. Mas temos certeza de que contamos com o apoio da sociedade nessas pautas. 

Renúncia ao Auxílio-Mudança
Published:

Owner

Renúncia ao Auxílio-Mudança

Published:

Creative Fields