Yasmin Avila's profile

Mirabelle: developing the self esteem of african girls

Mirabelle é uma boneca que representa a menina da ilha de São Tomé, na África, onde as mulheres não têm espaço algum na sociedade. 
Seu objetivo é ajudar a desenvolver a autoestima de meninas santomenses – na faixa dos 11 anos – a partir do conhecimento de seu próprio corpo. 
A boneca é um tapete de ímã de 1m x 0,60m, e possui peças – também de ímã – que ilustram e informam o que acontece em diferente órgãos do corpo humano. As peças possuem um sistema de encaixe, em que cada peça-imagem possa ser encaixada na peça informativa que a representa, certificando de que aquela informação corresponde ao órgão certo.
Além disso, possui peças que são balões de pensamento, para que as meninas possam escrever como se sentem, o que pensam ou o que quiserem. Essas peças são revestidas, para que o que foi escrito possa ser apagado. 
Para estimular a vaidade, a boneca possui roupas, sandálias e rostos diferentes – que ficariam sobrepostos ao corpo –, para serem montados e trocados, remetendo à uma brincadeira de boneca.
Atrás do tapete possui uma historinha convidando as meninas a brincarem com ele. 
O projeto foi pensado para meninas brincarem em grupo e se divertirem, nos intervalos da escola, na praça ou onde quiserem, e não tem certo ou errado, é tudo uma brincadeira que, sutilmente, ajuda no desenvolvimento da autoestima e da vaidade feminina.
Para ser levado de um lado para o outro, possui uma mochila com bolsos para as peças, e uma bolsa à parte, para guardar as roupas.
(Projeto desenvolvido em dupla com Mariana Chevrand)

Mirabelle is a doll that represents the girl from São Tomé, an island in Africa, where women do not have any place in society .
Its  goal is to help developing the self steem from those girls - in the range of 11 years old - with the knowledge of their own body .
The doll is a magnet mat (1m x 0.60m) and has magnets pieces  that illustrate and inform what happens in different organs of the human body. The pieces have a locking system, in which each image-piece can be embedded in the right information piece, making sure that it corresponds to the right organ.
It also has blank thought balloons, so the girls can write how they feel, what they think or whatever they want. Those pieces are eraseable.
To stimulate the vanity, the doll has clothes, sandals and different faces to be fitted and changed.
There is a story behind the mat, inviting the girls to play with it.
The project was designed for girls to play in a group and have fun during breaks from school, in the street or wherever they want, and is has no right or wrong answers, it is all a game that subtly helps developing self esteem and feminine vanity .
To be carried to the places, it has a backpack with pockets for the pieces, and a handbag apart to keep the clothes.
(Project developed with Mariana Chevrand)
Mirabelle: developing the self esteem of african girls
Published:

Mirabelle: developing the self esteem of african girls

Mirabelle é uma boneca que representa a menina da ilha de São Tomé, na África, onde as mulheres não têm espaço algum na sociedade. Seu objetivo Read More

Published: