[Butoh_]

2022 | IADE | FOTOGRAFIA DE MODA


Após uma exploração da relação entre fotografia de autor e fotografia comercial de moda, foi-nos proposto desenvolvermos um projeto próprio. No briefing, era pedido o desenvolvimento de um conceito para o projeto, a apresentação de um moodboard, casting de modelos, preparação e escolha de adereços e caracterização, e realização da sessão fotográfica, com uma duração máxima de 40 minutos. 

Sendo a música um meio indissociável da minha forma de expor, pensar e sentir, defini a expressão corporal e a relação entre a imagem e o som, como base das minhas imagens.
Na procura por uma estética impactante, provocadora e ritualista, encontrei o Butoh (uma arte performativa japonesa, utilizada para abordar temas taboo, de forma disruptiva e provocatória) como sendo uma forte fonte de inspiração.
Através da caracterização, adereços e direção de modelos, encontrei forma de manter a estética da dança, renovando-a para um modelo mais próximo da representação ocidental, mantendo o tom provocatório e sádico, característicos das performances.
Butoh
Published:

Butoh

Published: