Fórum Novartis Neurociências 2010
Fórum Novartis Neurociências 2010
 Evento realizado para médicos neurologistas e neuropediatras.
Anualmente a Novartis realiza um forúm para médicos neurologistas e neuropediatras. No ano de 2010 nos foi solicitado que desenvolvêssemos uma proposta nova para o evento, algo que representasse uma renovação completa do conceito de evento para esta classe médica.

O insite do conceito do evento foi construído a partir de uma extenso trabalho de pesquisa realizado por um neurologista que pesquisou, no universo das artes, obras onde doenças neurológicas foram retratadas. Este estudo serviu de embasamento para o nosso planejamento e foi o ponto de partida para a criação do conceito "neurociência na arte".

A proposta abaixo apresentada é tida como um divisor de águas para a Novartis. Em nenhuma das edições anteriores houve um número tão grande de manifestações espontâneas de aprovação, no que diz respeito ao conceito, por parte dos participantes e da própria Novartis.

Com base no conceito que foi pensado para o evento, desenvolvi uma marca (ou representação gráfica) inspirada nos diagnósticos de imagem e nos mapas por eles gerados da atividade cerebral, estes sempre representados por cores contrastantes. Para amarrar mais com o conceito de "neurociência na arte" criei esta representação feita com splashes de tinta.

Para dar mais dramaticidade e complexidade a forma, criei dezenas de camadas que ao serem sobrepostas formam uma silhueta de um cérebro.
Proposta de vinheta para vídeo de abertura
Pré-evento
Convite

Nos foi solicitado que desenvolvêssemos um convite que o médico pudesse deixar a mostra para se lembrar do evento. Partindo desta solicitação criamos uma caixa que a tampa podia ser dobrada e esta caixa se transformava em uma espécie de porta-retrato. A aceitação foi tão grande por parte dos médicos que até hoje alguns representantes, em suas visitas, encontram alguns destes convites nos consultórios médicos.

Visualmente foi criado uma gestalt do cérebro e esta foi impressa em algumas camadas de acetato dando assim profundidade e uma estética diferenciada a peça.
Evento
Ao chegar no evento os médicos recebiam o seu crachá, um bloco de notas e para os que estavam hospedados no hotel era deixado uma carta de boas vindas nos quartos.
Seguindo a temática do Fórum, os materiais de sinalização foram dispostos como obras de arte.
A plenária ostentava como ponto focal um grande cérebro desconstruído seguindo o mesmo conceito do convite.
Exemplo e vinheta realizada para as apresentações dos palestrantes.
Durante o coffee break os convidados podiam circular por uma instalação onde estavam representados em vídeo ou gravuras algumas das obras de arte pesquisadas que apresentavam casos de doença neurológica.
Créditos

Redação - Luciana Setúbal
Ilustração 3D - Fábio Hanaoka
Animação vinheta - Nove9
Fórum Novartis Neurociências 2010
238
3,641
12
Published:

Fórum Novartis Neurociências 2010

Fórum Novartis de Neurociências 2010
238
3,641
12
Published: