Criada em 2010, a Rede Justiça Criminal é resultado da união de nove organizações que trabalham para reverter a lógica do encarceramento em massa. Em suas ações, contribui para a qualificação do debate público, além de contribuir para a tomada de decisões políticas que assegurem a existência de um sistema de justiça criminal que não viole os direitos e garantias dos cidadãos brasileiros. A marca entrou em contato conosco para atualizar seu site institucional e identidade visual. 





Como ilustrar temas que são tão duros sem afastar os diversos públicos-alvo da coalizão? Partimos desse desafio para a repaginação do website da Rede Justiça Criminal, um dos principais canais de comunicação da marca. Com o objetivo de modernizar a marca e estabelecer uma identidade visual capaz de tornar o assunto mais descomplicado a todos que fazem parte da rede, todo o organograma da plataforma foi repensado, assim como UI/UX do site. Este processo tornou clara a necessidade de construir um novo universo visual para a marca – que até então não possuía elementos proprietários consistentes.






Os elementos visuais escolhidos tiveram um papel importante na maneira como as informações foram apresentadas – utilizamos como referência elementos presentes no cenário jurídico/criminal, como fichas catalográficas e pastas de arquivo, que foram aplicados de maneira interativa dentro do website.






Coordenação de projeto: Ivy Miranda e Mariana Jorge 
Identidade visual: Nicholas Dimitry e Samuel D’Ornellas
Website: Samuel D’Ornellas 
Redação: Daniela Trolesi e Renata Borboleto
Fotos e vídeos: Renato Stockler
Programação: Enrique Trevelin


​​​​​​​
Rede Justiça Criminal
Published:

Rede Justiça Criminal

Published: