Rafaela Rodrigues's profile

BLOG FLEURY FERTILIDADE | Artigo: Menstruação regular

Menstruação regular é sinal de fertilidade?
Menstruar regularmente - isto é, todos os meses - é um ótimo indicador de que a sua saúde reprodutiva esteja bem, já que seus hormônios estão fazendo um bom trabalho. Porém, isso não é o suficiente para atestar que você está passando pelo período fértil com a frequência esperada.

O ciclo menstrual é composto por três fases:

✔ Folicular: começa junto com o primeiro dia de sangramento vivo ou em grande quantidade (borrinha não conta!) e termina logo após início da ovulação. Esta fase é variável em dias e ela é responsável pelo recrutamento e pelo amadurecimento do folículo que irá romper e liberar o óvulo.

✔ Ovulatória: é o rompimento do folículo após o amadurecimento final do óvulo que está contido dentro dele. Após o rompimento do folículo, o óvulo liberado sobrevive apenas 24 horas no organismo, sendo este tempo o suficiente para que o espermatozoide o encontre e inicie o processo de fertilização na tuba uterina.  O período fértil da mulher compreende o intervalo de 4 a 5 dias prévios a ovulação até o próprio dia da ovulação. Considera-se que ter relação cerca de 48hs antes da ovulação é a melhor chance para o casal conquistar a gravidez natural.

✔ Lútea: com início logo após a ovulação, esta fase do ciclo tem sempre a mesma duração: 14 dias. Essa fase do ciclo é rica no hormônio progesterona, produzido pelo corpo lúteo, que é a transformação do folículo após a ovulação.  Caso a gravidez tenha ocorrido, o corpo lúteo é o principal responsável por mantê-la nas primeiras semanas.
Devido a fase lútea ter sempre a duração de 14 dias, a fase variável do ciclo é a primeira fase, conhecida como fase folicular. Portanto, se o ciclo tem 28 dias, as duas fases têm a mesma duração, de 14 dias e, portanto, a ovulação será bem no meio do ciclo, no 14º dia.  Mas se o ciclo menstrual tem 32 dias, por exemplo, a primeira fase terá a duração aproximada de 18 dias (18 + 14 = 32). Desta forma, a ovulação não será no 14º dia do ciclo, mas sim no 18º dia do ciclo menstrual, alterando os dias em que o casal deve manter relações sexuais com mais frequência. 

Apesar dos ciclos regulares estarem associados a ovulação mensal, em alguns ciclos do ano pode acontecer ciclos anovulatórios, ou seja: a mulher não ovula. Isto é considerado normal e não é motivo de preocupação. Entretanto, mulheres com ciclos menstruais longos  acima de 35 dias e até mesmo com ausência de menstruação podem sofrer de anovulação (ausência de ovulação) e devem procurar auxílio médico para entender a causa desta alteração. A síndrome dos ovários policísticos ou alterações hormonais como prolactina alta podem estar por trás de uma anovulação crônica.

Além dos sinais que o corpo dá quando a ovulação está acontecendo, como a alta libido e o aumento da secreção vaginal tipo clara de ovo também é possível realizar testes em casa que constatam a ovulação, como o teste de aferição do LH em uma amostra na urina.

É importante lembrar que casais saudáveis costumam engravidar dentro de um ano de tentativas. Caso você não esteja conseguindo, é preciso procurar ajuda médica para entender se é o momento de fazer os exames para investigar uma possível infertilidade. Se a mulher tiver mais de 35 anos, recomenda-se procurar ajuda após 6 meses de insucesso.

Ainda ficou com dúvidas e quer entender mais sobre como funciona o período fértil? Clique aqui para acessar o nosso conteúdo.
BLOG FLEURY FERTILIDADE | Artigo: Menstruação regular
Published:

Owner

BLOG FLEURY FERTILIDADE | Artigo: Menstruação regular

Published:

Creative Fields